Prefeitura do Recife lança edital para obras do Jardim do Poço
Projeto discutido com a comunidade inclui diversos equipamentos de lazer e esportes
Escute essa reportagem
A Prefeitura do Recife publicou, nesta terça-feira o edital de licitação para a construção do Jardim do Poço, área voltada para atividades de lazer, esportes e saúde situada no bairro do Poço da Panela.
O novo espaço está situado em um terreno de 12 mil metros quadrados às margens da Avenida 17 de Agosto, recentemente desapropriado pela administração municipal.
O edital prevê investimentos no valor de R$ 8.940.037,96. O projeto inclui a implantação da Praça da Infância; três quadras para esportes coletivos; pista de cooper; Academia do Idoso, área de ginástica para a Terceira Idade e Parcão para os pets.
As obras incluem serviços de paisagismo; área de recreação com brinquedos; equipamentos para exercícios físicos ao ar livre; passeios, pavimentos e mobiliários urbanos; edificações de apoio e sistema de drenagem. O terreno terá mais de 50% de área verde.
Além dos bairros de Casa Forte, Poço, Santana e Monteiro, o Jardim do Poço irá beneficiar moradores da Iputinga, que poderão ter acesso ao espaço após a inauguração da Ponte Jaime Gusmão.
Habitantes de 17 Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) nos territórios das redondezas também serão beneficiados pelo novo equipamento.
O Jardim do Poço dialoga com o Parque Capibaribe, que segue redesenhando a capital pernambucana para se tornar uma Cidade Parque até 2037.
Esse projeto consiste em um grande sistema de parques e praças às margens do Rio Capibaribe, formado por passeios, ciclovias, área de lazer e contemplação, passarelas, mirantes, alamedas e píers para pequenas embarcações.
Cidade Verde
O Recife proporciona 60,11 m² de área verde por habitante, índice cinco vezes maior do que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um mínimo de 12m² por habitante. Recife possui 91,9 km² de área verde, o que representa 42,1% do território.
A cidade conta com mais de 660 áreas verdes, entre praças, parques e refúgios. Desse total, a cidade possui 12 parques. São eles: Parque da Jaqueira; Parque da Macaxeira; Parque de Apipucos; Parque Arraial do Forte; Parque de Santana; Parque do Caiara; Parque 13 de Maio; Parque Robert Kennedy; Parque Dona Lindu; Sítio da Trindade; Parque das Graças e Parque Arnaldo Assunção.
O Recife tem 15 Jardins Históricos projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx, dentre os quais as praças de Casa Forte, Euclides da Cunha, da República, o Jardim do Campo das Princesas, além das Praças do Derby e Salgado Filho, também tombadas pelo IPHAN.
Recentemente a cidade ganhou as primeiras Praça da Infância, localizadas na Encruzilhada e no Compaz Miguel Arraes.
Comentários