Poluição em Boa Viagem. Resultado das análises só nas próximas semanas
Amostras da água recolhidas pela CPRH estão sendo analisadas
Escute essa reportagem
A Agência Estadual do Meio Ambiente/CPRH está analisando amostras da água da praia de Boa Viagem, no Recife, recolhidas na tarde desta terça-feira (16) . A Agência informou que o laudo conclusivo só deve ficar pronto na semana que vem.
A CPRH recebeu a denúncia de manchas escuras na água do mar em Boa Viagem, em frente ao número 1906,da Avenida Boa Viagem, e realizou a coleta de amostras d’agua para análise laboratorial.
Os técnicos da Agência não identificaram, visualmente, a presença de óleo na água. Técnicos da Marinha do Brasil, que também estiveram no local, também não visualizaram presença de óleo ao longo da orla.
Segundo nota da CPRH, "as manchas na água, provavelmente, são algas marinhas, mas a confirmação depende do resultado laboratorial que ficará pronto no dia 26 de julho". Existe ainda a possibilidade de água estar sendo contaminada por esgoto.
A Agência CPRH esclarece que segue monitorando o litoral do Recife e já realizou uma vistoria na Orla de Boa Viagem para verificar a existências de outros pontos, mas não foram encontradas novas manchas.
Veja o vídeo até o fim
O QUE DISSE A MARINHA
A Marinha do Brasil, por sua vez, enviou uma equipe de inspeção naval da Capitania dos Portos de Pernambuco, na terça-feira (16) para o trecho de Boa Viagem, em frente à Rua França Pereira.
Os técnicos fizeram a coleta de amostras de água do mar, para verificar a informação sobre o aparecimento de possíveis vestígios de substância oleosa na praia. A CPRH foi quem alertou a Marinha sobre a possibilidade de contaminação da água.
Segundo informações da Marinha, ao chegarem ao local da ocorrência, os militares não verificaram presença de óleo, mas sim de alguns tipos de algas.
Os militares coletaram amostras de água e areia do local e não presenciaram nenhum vestígio de substância oleosa, ao longo 4 km de faixa de praia.
A Marinha divulgou ainda o número de telefone 185 para o caso de denúncias de óleo na praia ou outro tipo de emergências marítimas.
Comentários