Piscina flutua no mar e transforma Goiana em arena de natação neste fim de semana
Evento pioneiro no mundo acontece na praia de Ponta de Pedra e reúne atletas olímpicos e amadores, com premiação de R$ 50 mil
O mar de Goiana vai ganhar raias, cronômetro e arquibancada simbólica. Neste fim de semana, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a praia de Ponta de Pedra será palco de um evento inédito: uma competição de natação disputada dentro de uma piscina flutuante instalada no oceano.
A cidade da Mata Norte de Pernambuco recebe o Aquarace, disputa idealizada pelo ex-nadador olímpico Kaio Márcio, que representou o Brasil nos Jogos de Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.
Como o próprio nome indica, em tradução literal, trata-se de uma corrida na água. A diferença para as provas convencionais é que, no Aquarace, as disputas acontecem no mar, mas dentro de uma piscina de 25 metros montada especialmente para o evento.
Provas, premiação e transmissão
A competição reúne nadadores sêniores, masters e olímpicos, com provas individuais de 50 metros nos quatro estilos: peito, costas, borboleta e livre. Para atletas olímpicos e federados, haverá premiações que somam R$ 50 mil.
Campeão mundial dos 200 metros borboleta em piscina curta, em 2009, Kaio Marcio comenta:
“Sem dúvidas, começamos a concretizar um evento que é pioneiro no mundo e com a maior premiação já vista para a natação no Brasil. Temos atletas de ponta que vão estar com a gente e o legal é que eles competem com os atletas amadores. Todos reunidos em um só local. A gente também vai ter transmissão ao vivo para marcar esse evento na história de Pernambuco ,
Entre os participantes confirmados em Goiana, além do próprio Kaio Márcio, estão nomes de peso da natação brasileira, como Daynara de Paula, dona de oito medalhas em Jogos Pan-Americanos e participante das Olimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012; Ana Carolina Vieira, que representou o Brasil nos Jogos de Tóquio-2020; Breno Correia, campeão mundial de piscina curta no revezamento 4x200m livre e medalhista de ouro com recorde mundial no Mundial de piscina curta de 2018, na China; Luís Altamir, presente nas Olimpíadas do Rio-2016 e Tóquio-2020; e Gabriel Santos, medalha de prata no Mundial no revezamento 4x100m livre, um dos melhores resultados da história do país na prova.
O Aquarace será disputado pela segunda vez. A estreia ocorreu em outubro do ano passado, no mar de João Pessoa, reunindo mais de 200 atletas, entre amadores e profissionais.
Sobre Goiana
Localizada na Mata Norte de Pernambuco, Goiana fica a cerca de 62 quilômetros do Recife, na divisa com a Paraíba. O município é conhecido pela força histórica e cultural, pelo patrimônio colonial, pela tradição na indústria e pela extensa faixa litorânea, que inclui praias como Carne de Vaca e Ponta de Pedra, onde o evento será realizado.
Comentários