X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ouvidoria 4.0: Prefeitura do Recife anuncia nova forma de avaliar o serviço público

A plataforma fará a análise do sentimento da população em relação aos serviços prestados pela gestão


Imagem ilustrativa da imagem Ouvidoria 4.0: Prefeitura do Recife anuncia nova forma de avaliar o serviço público
A análise da plataforma vai cruzar dados registrados em todos os canais de atendimento que a prefeitura possui, como Ouvidoria Geral, Conecta Recife e Ouvidoria SUS. |  Foto: Divulgação/Marlon Diego - PCR Imagem

A Controladoria-Geral do Município e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação terá nova estratégia de análise do sentimento da população em relação à prestação dos serviços públicos. O prazo para lançamento da ferramenta ainda não foi anunciado, mas a ideia já foi apresentada nesta última terça-feira (26).

A iniciativa, que estabelece o direito do cidadão de participar ativamente da avaliação da qualidade dos serviços públicos, contou com a participação de 120 servidores, entre autoridades de transparência, interlocutores de ouvidoria e agentes de governança.

Segundo a Prefeitura do Recife, a nova ferramenta permitirá, além da transparência, a tomada de decisões para a melhoria da prestação dos serviços públicos municipais. A iniciativa está em conformidade com a Lei Federal nº 13.460/2017.

Para isso, será desenvolvida uma nova ferramenta, a cargo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, denominada Ouvidoria 4.0. A plataforma fará a análise do sentimento da população em relação aos serviços prestados pela gestão municipal, por meio do cruzamento dos dados registrados em todos os canais de atendimento que a prefeitura possui atualmente, como a Ouvidoria Geral, Conecta Recife e Ouvidoria SUS.

O resultado será a geração de relatórios diários que poderão ser acompanhados, por exemplo, pelo prefeito, secretários e presidentes de órgãos e autarquias, apoiando na tomada de decisão.

No encontro de hoje, foi discutida a estratégia de implantação, realizado o levantamento de informações sobre a prestação dos serviços ofertados e apontados os diversos canais que funcionam como porta de entrada da avaliação da população, que pode ser o atendimento presencial, site, um chat no WhatsApp ou, ainda, pela Ouvidoria Geral.

De acordo com o secretário executivo de Transformação Digital, Felipe Cadena, a nova metodologia fará uso da Inteligência Artificial para entender como a população se sente ao demandar os serviços da prefeitura.

"Levamos bastante a sério a avaliação que a população faz a respeito dos serviços que prestamos. Por isso, por meio da Ouvidoria 4.0, vamos sistematizar, entender esse sentimento e dar um encaminhamento mais adequado para as demandas que recebemos pelos diversos canais, podendo, assim, melhorar ainda mais a prestação do nosso serviço", explica.

"Este evento é um momento de extrema importância para nossa cidade. A aproximação entre o usuário do serviço público e a administração municipal é um caminho sem volta na construção de um modelo de prestação de serviços eficiente e efetivo. E, necessariamente, isso perpassa pela ampliação do controle social através do uso intensivo de tecnologia. Com isso vamos garantir uma entrega cada vez melhor ao povo do Recife", pontuou Ricardo Dantas, Controlador-Geral do Município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: