X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

No São João, atenção redobrada: proteja seus olhos, ouvidos, garganta e nariz

A festa junina mais querida do Brasil pode trazer riscos à saúde: veja como se prevenir


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem No São João, atenção redobrada: proteja seus olhos, ouvidos, garganta e nariz
A exposição prolongada aos ruídos pode gerar traumas auditivos, zumbido e até perfuração dos tímpanos |  Foto: Divulgação

O São João é uma das festas mais populares do Brasil. No entanto, além da diversão, o período também pode trazer alguns riscos à saúde dos olhos, garganta, nariz e ouvidos.

A exposição à fumaça das fogueiras e dos fogos de artifício pode agravar condições como rinite e sinusite. Os sintomas incluem espirros, coriza, coceira no nariz e olhos, além de tosse.

Para aqueles com alergias respiratórias, é recomendável evitar a exposição prolongada a esses irritantes e se necessário, utilizar máscaras para filtrar partículas do ar.

As fogueiras também podem causar irritação e ressecamento dos olhos, levando a desconforto e vermelhidão. Já a proximidade de fogos de artifício pode resultar em queimaduras ou lesões oculares.

Segundo o otorrinolaringologista Francisco De Biase, do Hospital Santa Luzia, o estampido causado pelos fogos também pode causar danos à audição humana.

De acordo com ele, outro vilão do período é o volume alto das músicas. A exposição prolongada aos ruídos pode gerar traumas auditivos, zumbido e até perfuração dos tímpanos. Uso de protetores auriculares também é recomendado especialmente para quem trabalha com volumes altos.

A garganta também é outra área que pode ser afetada pela fumaça das fogueiras, com problemas como irritações e inflamações. Pessoas com condições respiratórias preexistentes devem ficar ainda mais atentos.

Para minimizar os problemas, o médico recomenda medidas como evitar exposição prolongada ao som alto, à fumaça e fuligem das fogueiras, manter-se bem hidratado e caso os sintomas persistam, procurar ajuda médica o mais rápido possível. 

"Temos uma incidência maior de problemas respiratórios em função da fumaça. As rinites, asma, alergias nas vias aéreas superiores realmente pioram nessa época. Devemos ter cuidado para não inalar fumaça e ter atenção com as queimaduras, inclusive na orelha.”, explicou o otorrinolaringologista Francisco De Biase.

Imagem ilustrativa da imagem No São João, atenção redobrada: proteja seus olhos, ouvidos, garganta e nariz
Fique mais distante das fogueiras ou locais onde a fumaça está mais concentrada para reduzir a quantidade de fumaça inalada |  Foto: Divulgação

O que fazer durante a exposição a volumes altos das festas?

Use protetores auriculares - Utilizar protetores auriculares pode ajudar a reduzir a exposição a volumes altos, protegendo seus ouvidos de danos auditivos.

Mantenha distância das fontes de som - Ficar mais distante das caixas de som ou das áreas onde o som é mais intenso pode diminuir a intensidade do som que você está exposto.

Como se proteger da fumaça nas festas juninas?

Evite exposição prolongada à fumaça - Fique mais distante das fogueiras ou locais onde a fumaça está mais concentrada para reduzir a quantidade de fumaça inalada.

Use máscara ou lenço úmido - Se não puder evitar a exposição à fumaça, utilizar uma máscara ou um lenço úmido sobre o nariz e a boca pode ajudar a filtrar parte das partículas presentes na fumaça.

Como cuidar dos olhos?

Evite ficar muito próximo das fogueiras - Ficar a uma distância segura das fogueiras pode ajudar a reduzir a exposição à fumaça e às partículas que podem irritar os olhos.

Hidrate os olhos regularmente - Se estiver passando muito tempo ao ar livre durante as festividades, lembre-se de piscar com frequência e, se necessário, use colírios lubrificantes para manter os olhos confortáveis e hidratados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: