X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morro da Conceição: um novo capítulo em meio à fé e à história

Detalhes da programação foram anunciados nesta sexta-feira no Santuário de Nossa Senhora da Conceição


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morro da Conceição: um novo capítulo em meio à fé e à história
a celebração não será apenas uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição, mas um tributo ao longo caminho de 120 anos percorrido pela imagem da santa no topo do Morro |  Foto: Divulgação

O dia estava estava ensolarado quando os detalhes da Festa do Morro deste ano foram anunciados no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, nesta sexta-feira (8). 

Marcada para o período de 28 de novembro a 8 de dezembro, a celebração não será apenas uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição, mas um tributo ao longo caminho de 120 anos percorrido pela imagem da santa no topo do Morro.

Mais do que uma festividade, esta será uma edição de memórias e de recomeços, especialmente após o trágico desabamento do teto do Santuário em agosto.

Renovação da fé e memória viva

Para o reitor do Santuário, padre Emerson Borges, a festa tem um significado especial, um momento para superar a dor e seguir em frente, unidos pela fé.

“A Festa do Morro de 2024 é muito especial. Celebramos os 120 anos da imagem no ponto mais alto do Recife, um símbolo para todos nós. Depois do que passamos com o desabamento, estamos vivendo um recomeço, uma nova história,” declarou emocionado.

Ele também fez um convite aos devotos para renovarem sua fé e esperança: “Junto à Imaculada, vamos escrever juntos essa história de superação e fé.”

O padre lembrou de duas figuras queridas da comunidade, Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos, os devotos que perderam a vida no acidente do dia 30 de agosto, quando o teto do Santuário desabadou.

“D. Maria, por exemplo, estava aqui todos os dias aos pés de Nossa Senhora. É uma forma de homenageá-los e lembrar o quanto foram importantes para a nossa comunidade,” ressaltou o padre, explicando que eles serão lembrados em várias cerimônias durante a festa.

Reconstrução e preparativos para receber os fiéis

A solenidade também contou com a presença da vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), que trouxe uma boa notícia para os devotos: o Santuário será reaberto no dia 27 de novembro, véspera do início da festa.

“A obra será entregue no dia 27 de novembro, com o teto definitivo instalado e uma estrutura provisória de conforto, como climatização e sonorização,” garantiu a vice-governadora.

A reforma do teto, com um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, faz parte do compromisso do governo para assegurar a segurança e acolher bem os fiéis.

“O governo está cumprindo seu compromisso de entregar a obra a tempo para essa celebração tão importante. O que queremos é garantir que cada fiel se sinta acolhido e protegido neste momento tão simbólico,” afirmou Priscila.

Tema e reflexão

Este ano, o tema escolhido - "120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro" - convida os devotos a refletirem sobre essa jornada de fé, mirando já no Jubileu de 2025.

Para muitos, a subida ao morro é mais do que uma promessa; é um ato de fé e renovação espiritual, e neste ano, as celebrações ganham um significado ainda mais profundo, inspirando os fiéis a buscarem a esperança em tempos de recomeço.

Uma programação que mistura fé e cultura

Com cerca de 944 voluntários mobilizados e uma programação intensa de missas, novenas e procissões, a festa promete fortalecer o vínculo espiritual e unir a comunidade.

Durante os 11 dias de celebrações, a festa terá 93 celebrações religiosas, incluindo missas e novenas. O evento culminará em uma procissão de encerramento no dia 8 de dezembro.

Mas a celebração não termina por aí: no dia 9, um pós-festa especial está previsto, com missas adicionais para aqueles que desejarem estender as homenagens.

A festa também terá uma programação cultural promovida pela Fundarpe, incluindo apresentações de artistas como Almir Rouche, Dudu do Acordeon e Thiago Brado.

A intenção é criar um ambiente onde fé e cultura se entrelaçam, mantendo a tradição e acolhendo a modernidade, numa celebração que, além de tudo, honra os que partiram e renova a esperança de um futuro ainda mais próspero para a comunidade.

Programação

Pré-Festa

08/11 - 19h30 - Santa Missa de envio dos voluntários, aos pés da imagem da Santa.

17/11 - 6h - Bike Romaria, com concentração no Parque da Jaqueira.

21/11 - 19h30 - Santa Missa de ação de graças aos patrocinadores e amigos da Festa

23/11 - 15h - Vivência Litúrgica

23/11 - 19h30 - Festa das comunidades

24/11 - 18h - Santa Missa e louvor da juventude

Festa

28/11 - 17h - Procissão de abertura, com concentração no Parque da Macaxeira.

28/11 - 19h - Hasteamento da bandeira e Solene Celebração de Abertura da Festa do Morro

29/11 a 07/12 - Santas Missas (7h, 9h, 11h, 14h e 16h), Momento Mariano (18h) e Novena Solene (19h30)

01/12 - Santas Missas Extras (8h, 10h e 11h - palco).

05/12 9h - Santa Missa do Exército Brasileiro.

07/12 - Santas Missas Extras (12h e 18h - Santuário / 8h, 10h e 15h - palco)

08/12 - Santa Missa - Palco em frente ao Santuário (0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h) e Santa Missa dentro do Santuário (1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h).

08/12 - 14h30 - Procissão de encerramento (concentração no Cais do Apolo)

08/12 - 19h - Solene Celebração de Encerramento da Festa.

Pós-Festa

09/12 - Missas Pós-Festa (10h30, 16h e 19h30).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: