Morre Graça Maria Monteiro Brennand
Dona Gracita, como era conhecida, ficou conhecida pelos serviços educacionais prestados a jovens
Escute essa reportagem

Atualizada às 14h57
A sociedade pernambucana recebeu, neste sábado (11), a notícia do falecimento de Graça Maria Monteiro Brennand. Esposa do empresário Ricardo Brennand, Dona Gracita, aos 95 anos, faleceu de madrugada. Ela já recebeu a Medalha José Mariano, da Câmara do Recife, por conta dos serviços educacionais prestados a vários jovens do bairro da Várzea.
Dona Gracita compartilhou grande parte de sua vida ao lado do empresário Ricardo Brennand, que faleceu em abril de 2020 devido à Covid-19. Eles formaram um dos casais mais conhecidos e respeitados da sociedade pernambucana.
Dona Gracita era presença constante ao lado do marido no Instituto Ricardo Brennand (InstitutoRB), um dos pontos culturais mais emblemáticos do Recife, conhecido como o Castelo de Brennand. O InstitutoRB foi reconhecido internacionalmente, eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor.
Por meio da assessoria de imprensa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se pronunciou com uma nota de pesar. “Este é um fim de semana triste para Pernambuco com a morte de dona Graça Maria Monteiro, conhecida como Dona Gracita Brennand. Sua partida deixa consternados não apenas os familiares e amigos, mas todos aqueles que conhecem a sua trajetória e reconhecem o apoio e a valorização que ela dedicava à cultura e às causas sociais”, disse ela.
Para a governadora, ao lado do marido, dona Gracita contribuiu para “tornar o Instituto Ricardo Brennand um importante cartão de visitas para Pernambuco e um patrimônio reconhecido internacionalmente”. Raquel completou: “A coragem, ousadia, empatia e bondade de Dona Gracita irão permanecer entre nós. Meu abraço afetuoso aos seus amigos e familiares”.
Comentários