X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Morre Graça Maria Monteiro Brennand

Dona Gracita, como era conhecida, ficou conhecida pelos serviços educacionais prestados a jovens


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre Graça Maria Monteiro Brennand
Dona Gracita (à esquerda) compartilhou grande parte de sua vida ao lado do empresário Ricardo Brennand (no centro da foto), |  Foto: Reprodução do Site da Câmara


Atualizada às 14h57

A sociedade pernambucana recebeu, neste sábado (11), a notícia do falecimento de Graça Maria Monteiro Brennand. Esposa do empresário Ricardo Brennand, Dona Gracita, aos 95 anos, faleceu de madrugada. Ela já recebeu a Medalha José Mariano, da Câmara do Recife, por conta dos serviços educacionais prestados a vários jovens do bairro da Várzea.

Dona Gracita compartilhou grande parte de sua vida ao lado do empresário Ricardo Brennand, que faleceu em abril de 2020 devido à Covid-19. Eles formaram um dos casais mais conhecidos e respeitados da sociedade pernambucana.

Dona Gracita era presença constante ao lado do marido no Instituto Ricardo Brennand (InstitutoRB), um dos pontos culturais mais emblemáticos do Recife, conhecido como o Castelo de Brennand. O InstitutoRB foi reconhecido internacionalmente, eleito o melhor museu da América do Sul pelo site de viagens TripAdvisor.

Por meio da assessoria de imprensa, a governadora Raquel Lyra (PSDB) se pronunciou com uma nota de pesar. “Este é um fim de semana triste para Pernambuco com a morte de dona Graça Maria Monteiro, conhecida como Dona Gracita Brennand. Sua partida deixa consternados não apenas os familiares e amigos, mas todos aqueles que conhecem a sua trajetória e reconhecem o apoio e a valorização que ela dedicava à cultura e às causas sociais”, disse ela.

Para a governadora, ao lado do marido, dona Gracita contribuiu para “tornar o Instituto Ricardo Brennand um importante cartão de visitas para Pernambuco e um patrimônio reconhecido internacionalmente”. Raquel completou: “A coragem, ousadia, empatia e bondade de Dona Gracita irão permanecer entre nós. Meu abraço afetuoso aos seus amigos e familiares”.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: