Morre aos 100 anos, bailarina Lenira Borges, referência do balé clássico no ES
Em Vitória desde 1961, Lenira fundou academia de dança que leva seu nome e se tornou referência no balé clássico
Escute essa reportagem
Nesta segunda-feira (28), a bailarina Lenira Borges, pioneira no ensino da dança clássica em Vitória, morreu aos 100 anos. O falecimento foi comunicado através da rede social do estúdio de dança que leva o seu nome. A causa da morte não foi divulgada.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lamentou a morte de Lenira e destacou o trabalho realizado por ela em prol da cultura.
"Recebo com muito pesar a notícia da morte da bailarina Lenira Borges. Seu talento e paixão pela dança encantaram gerações, deixando uma grande marca. Suas performances continuarão a inspirar. Meus sentimentos à sua família e amigos. Descanse em paz, Lenira", escreveu Casagrande.
Recebo com muito pesar a notícia da morte bailarina Lenira Borges. Seu talento e paixão pela dança encantaram gerações, deixando uma grande marca. Suas performances continuarão a inspirar. Meus sentimentos a sua família e amigos Descanse em paz, Lenira. 🙏🩰 pic.twitter.com/S9D8CpiTQW
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) August 28, 2023
Lenira Borges nasceu em 1 de maio de 1923, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Aprendeu balé com grandes nomes como a professora Tony Seitz Petzhold, os mestres Vaslav Veltchek, Tatiana Leskova, Walter Nickes, Valery Taylor, Claude Newman e Vera Kumpera.
Em 1953, funda em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o curso de dança clássica na Escola de Música Santa Cecília e no Colégio Sion. Instala outras escolas de balé nas cidades de Três Rios e Teresópolis. Em 1961, a convite da Associação Franco-brasileira de Vitória (Alliance Française), funda a atual Academia Lenira Borges - Ballet Studio.
Em mais de 50 anos de trabalho, formou gerações de dança que, agora, são destaques no cenário nacional e internacional.
O velório teve início às 13h no cemitério Jardim da Paz e o sepultamento será às 17h.
Comentários