37 mil vagas para agendar com médicos e dentistas pela internet
Prefeituras da Grande Vitória apostam em sistema eletrônico para facilitar o acesso da população a serviços médico e odontológico
Escute essa reportagem
No corre-corre diário, nem sempre sobra tempo de buscar uma unidade de saúde para marcar uma consulta. Para facilitar o acesso aos serviços, as prefeituras da Grande Vitória apostam em sistema eletrônico para agendamento on-line.
Por mês, são oferecidas cerca de 37 mil vagas para consultas médicas e de dentistas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os agendamentos, geralmente, são abertos todos os dias.
Na capital, em média, há seis mil vagas por mês, por meio de agendamento on-line, para consultas clínicas, ginecológicas, preventivo, pediatria e odontologia. Por semana, em média, são abertos entre 1.200 a 1.500 agendamentos.
Fabrícia Forza, subsecretária de Assistência à Saúde de Vitoria, explica que o tempo de espera vai variar de acordo com a demanda, mas há casos em que é possível agendar para o dia seguinte.
Na última quarta-feira, a Unidade de Saúde de Jardim Camburi abriu marcação de consultas médicas com clínico geral, pediatra, ginecologista e preventivo para os próximos 15 dias.
Na Serra, são disponibilizadas cerca de 17.600 vagas por mês para o agendamento on-line. É possível marcar consultas com pediatra, clínico geral, ginecologista, dentista e para exame preventivo.
Em Cariacica, a cidade abre cerca de 5.100 vagas por mês de consultas médicas, segundo o subsecretário de Saúde de Cariacica Paulo Reblin. Não há marcação on-line para dentistas, só presencial.
As vagas são para atendimento com clínico geral, pediatra e ginecologista, de segunda a sexta-feira, nas 30 UBS do município e nos finais de semana em Nova Rosa da Penha II, Flexal II e Santa Fé.
“Mas a partir da segunda quinzena de setembro será disponibilizada de forma on-line vagas para 3.200 consultas com dentista”.
Além disso, desde o último dia 29, três UBS passaram a funcionar nos finais de semana. Além dos atendimentos de segunda a sexta-feira, as unidades de saúde de Flexal II, Nova Rosa da Penha e Morada de Santa Fé funcionam aos sábados e domingos, das 7 às 16 horas.
Em Vila Velha, são abertas, em média, 8.300 vagas por mês para consultas. Para dentistas, o agendamento é presencial.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
PELO CELULAR
Comentários