X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Missão parlamentar realiza diligência no Metrô do Recife

Missão conjunta de comissões do Senado e da Câmara teve como objetivo inspecionar situação de precariedade do Metrô do Recife


Imagem ilustrativa da imagem Missão parlamentar realiza diligência no Metrô do Recife
|  Foto: Divulgação / Roberto Stuckert Filho

Parlamentares federais, estaduais e municipais realizaram, nesta segunda-feira (21), uma diligência ao Metrô do Recife, gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para averiguar a situação de precariedade denunciada pelos metroviários durante caravana a Brasília. A missão externa do Congresso Nacional foi realizada  pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado, presidida pelo senador Pernambucano Humberto Costa (PT) e Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, representada pelo deputado federal Túlio Gadelha (Rede). 

Após visitarem as instalações e andarem no metrô e constatar a precariedade do sistema responsável por transportar 176 mil passageiros por dia, os representantes das comissões do Senado e da Câmara afirmaram que vão elaborar relatórios para entregar ao ministro das Cidades, Jader Filho, e alertar sobre a gravidade da situação.

De acordo com o senador Humberto Costa, a situação é ainda mais estarrecedora do que se imaginava e há um sério risco da paralisação técnica do serviço, tamanha a precarização do metrô. Segundo as informações repassadas à missão, faltam recursos não só para investimento, mas também para o custeio do sistema, além do sucateamento das máquinas.

Além de Túlio Gadelha e Humberto Costa, acompanharam a visita o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), os deputados estaduais João Paulo (PT), Rosa Amorim (PT) e Dani Portela (PSol) e a vereadora do Recife, Liana Cirne (PT).

Também estiveram presentes, o superintendente da CBTU, Dorival Martins, o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco, Luiz Soares, o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, o chefe do Departamento de Estruturação de Projetos do BNDES, Arian Bechara, o coordenador de Regulação à Mobilidade Urbana, Antônio Espósito Neto, e a presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Bastos Amorim.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: