X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Metroviários mantêm greve, mas voltam a trabalhar nos horários de pico

Decisão foi tomada em Brasília, após reunião com representantes do governo federal, que prometeram realizar estudos para não privatizar a CBTU


Imagem ilustrativa da imagem Metroviários mantêm greve, mas voltam a trabalhar nos horários de pico
|  Foto: Divulgação / Sindmetro-PE

De Brasília, onde participam de uma caravana em defesa da CBTU e do sistema de transporte metroviário e ferroviário do País, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) anunciam que vão atender a recomendação da Justiça e voltar a operar nos horários de pico com 100% da frota, mas a greve será mantida por tempo indeterminado.

A assembleia da categoria que deliberou sobre o retorno nos horários de pico e manutenção da greve aconteceu na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), após reunião da categoria com parlamentares e, representando o Governo Federal, o secretário-geral da Presidência; Márcio Macêdo; o secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil; Marcus Cavalcanti, e a secretária Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kelli Mafort.

O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, afirmou que o secretário do PPI, Marcus Cavalcanti, garantiu que no prazo de um ano não haverá privatização da CBTU e assegurou que serão realizados estudos para a exclusão da companhia do Programa Nacional de Desestatização (PND). "Ele também se comprometeu a apresentar esses estudos até o dia 25 de agosto ao Presidente Lula e ao Ministro da Casa Civil, Rui Costa, demonstrando empenho em favor da retirada da CBTU e da Transurb do PND", relatou.

O secretário do PPI se comprometeu a apresentar ao presidente Lula estudos para exclusão da CBTU do programa de privatizações até o dia 25 de agosto Luiz Soares, Presidente do Sindmetro-PE

Na pauta do Acordo Coletivo de Trabalho, segundo Soares, o Ministro da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo, comprometeu-se a agendar uma reunião com a ministra da Gestão do governo Lula, Esther Dweck, para discutir a questão dos metroviários de Pernambuco, assim como uma reunião entre o presidente e a ministra da Gestão.

Sobre a manutenção da greve, o Sindmetro-PE destacou que, além da sinalização positiva em relação à não privatização da CBTU, outra demanda da categoria é a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, da oferta da CBTU, considerada insatisfatória pela categoria, de um reajuste de apenas 3,45% e sem aplicação no Piso Salarial, enquanto a categoria requer um aumento de 7%.

Além da direção do Sindmetro-PE, acompanharam a mobilização em Brasília o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Recife, Aldo Lima, e a presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa

CBTU

Em nota enviada à imprensa, a CBTU confirmou o retorno das operações entre as 5h30 e 8h30 e entre as 17h e 20h e afirmou que tem ciência da importância do sistema metroviário para a mobilidade dos pernambucanos e que continua aberta para o diálogo com os sindicatos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: