Meninas ganham asas: programa oferece voo de descoberta durante evento no Recife
O programa oferece a meninas e adolescentes da região Nordeste a oportunidade de participar de um dia de imersão na aviação

Apenas 3,2% das licenças de piloto no Brasil pertencem a mulheres. Para mudar esse cenário, a Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (Aviadoras®️) realiza a quarta edição do D.A.M.A. – Dia A Menina na Aviação, com inscrições abertas de 10 a 20 de outubro pelo site aviadoras.org.br
O programa oferece a meninas e adolescentes da região Nordeste a oportunidade de participar de um dia de imersão na aviação, culminando em um Voo de Descoberta – uma aula prática em aeronave de pequeno porte, conduzida por pilotos instrutores.
A experiência acontece no dia 24 de outubro, durante o AirVenture Pernambuco 2025, no Aeroclube de Pernambuco, no Recife.
Para se inscrever, as candidatas devem enviar uma redação e um vídeo curto explicando o que as motiva a voar. As selecionadas terão contato com profissionais da aviação e vivenciarão, pela primeira vez, o universo dos céus.
“Queremos que cada menina entenda que o céu é também o lugar dela”, afirma Kalina Milani, presidente da Aviadoras, primeira mulher piloto da Varig e da Emirates.
Além de promover inclusão e representatividade, o D.A.M.A. integra a campanha global Close the Dream Gap, criada pela Mattel e pela Agência Espacial Europeia (ESA), que busca reduzir barreiras de gênero nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Comentários