Matrículas abertas: Recife oferece mais de 20 mil vagas na rede municipal
Cadastro para estudantes novatos de 2026 começa nesta quinta-feira (6) e inclui 1,8 mil novas vagas em creches
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quinta-feira (6) o período de matrícula para estudantes novatos da Rede Municipal de Ensino. O cadastro para o ano letivo de 2026 segue até o dia 5 de dezembro e deve ser realizado exclusivamente pela internet, pelos sites www.matriculaonline.seduc.recife.br
e www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br, ou pelo aplicativo Conecta Recife.
Atualmente, a rede da capital conta com 426 unidades, entre escolas e creches. Para 2026, serão criadas 1,8 mil novas vagas em creches, aumentando o total de estudantes atendidos pela rede para mais de 110 mil alunos.
“Hoje estamos anunciando 1,8 mil novas vagas de creche, chegando a um número muito perto do triplo. Estamos no multiplicador de 2,9, faltando apenas 600 vagas para bater a meta do triplo de vagas de creche. Lembrando que as crianças que já estão na rede têm matrícula automática. O nosso grande desafio é chamar as que ainda não estão para fazerem parte da rede de educação João Campos, Prefeito do Recife
Inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade
Para incluir crianças que ainda não fazem parte da rede, a Prefeitura vai retomar a estratégia de envolver agentes comunitários de saúde (ACS), que visitam as comunidades para identificar crianças não matriculadas.
“Esse processo conta com o apoio fundamental dos agentes comunitários de saúde. Identificamos crianças que não estavam matriculadas nem inscritas no sistema. Desde o ano passado, os agentes passaram a apoiar essas famílias na inscrição. A gente não quer saber de quem é a responsabilidade, saúde ou educação. O importante é resolver o problema e garantir o direito da criança de estar na sala de aula”, afirmou o prefeito João Campos.
Crescimento de vagas e critérios de prioridade
O destaque deste ano é o aumento de cerca de 10% nas vagas de creche, totalizando 1.800 novas oportunidades. A oferta também contempla Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e EJA, com a rede municipal passando a atender 111 mil estudantes.
Para Educação Infantil, o sistema utiliza critérios sociais para garantir prioridade a quem mais precisa, como crianças sob guarda institucional, cadastradas no CadÚnico, filhos(as) de mães adolescentes, estudantes com deficiência e irmãos na mesma escola.
Para 2026, três novos critérios foram adicionados: crianças filhas de mulheres em situação de violência doméstica ou familiar, crianças vítimas de violência doméstica, crianças de famílias migrantes, refugiadas ou apátridas, e crianças beneficiárias do programa municipal “Cria Esperança”, destinado a órfãos de vítimas de feminicídio.
““Expandir vagas em creches é investir no presente das crianças e no agora das famílias. Estamos construindo um legado de oportunidades que começa no berçário e se estende por toda a trajetória escolar Cecília Cruz, Secretária de Educação
Pontos de apoio e etapas do processo
Para facilitar o acesso, a Secretaria de Educação mantém polos de apoio distribuídos por toda a cidade, em unidades de ensino, UTECs, CRAS, CREAS, Compaz, Centros POP, CETEC e UASE. A Caravana da Matrícula também percorrerá diversos pontos com caminhões itinerantes da Primeira Infância.
O processo de matrícula é dividido em três etapas:
Cadastro: 6 de novembro a 5 de dezembro de 2025
Aceitação da vaga: 9 a 26 de dezembro, também via WhatsApp
Efetivação: 5 a 16 de janeiro de 2026, mediante apresentação de documentos
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800.200.6565, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até 17 de janeiro de 2026.
Programas e iniciativas complementares
A ampliação de vagas em creches integra o programa Infância na Creche, lançado em 2021 com meta de triplicar as vagas por meio de construção de novas unidades, ampliação das existentes e parcerias com instituições sem fins lucrativos.
Além disso, a Prefeitura apoia iniciativas voltadas ao Ensino Médio, como o Acelere Experience, aulão gratuito voltado ao Enem que reúne cerca de 10 mil estudantes em dois dias de evento. A edição de 2026 começou nesta quinta-feira (6), no Classic Hall, em Olinda, com a presença do prefeito João Campos.
Comentários