X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Lula se solidariza após acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição

Há uma estimativa feita por populares presentes no local de que 70 pessoas estavam no santuário quando o teto desabou


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lula se solidariza após acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Lula presta solidariedade às vítimas da tragédia |  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Governo do Estado informou, nesta sexta-feira (30), que há o registro de 24 vítimas após o desabamento do teto do histórico Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Duas faleceram no local.

Toda estrutura caiu no início da tarde, mas o motivo oficial ainda não foi divulgado. Havia cerca de 70 pessoas dentro do local, num momento de distribuição de cestas básicas.

Infelizmente, duas pessoas morreram no momento em que o teto caiu. Outras foram socorridas pelos moradores locais, pelas equipes do Samu, da Defesa Civil e dos Bombeiros. 

Por meio das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o acidente. “Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento”.

Veja imagens do alto divulgadas por Cuca Drone nas redes sociais

O santuário fica no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. De acordo com a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), há 32 bombeiros e 15 policiais militares no local, além dos peritos, que ainda não iniciaram o trabalho.

“Dezessete pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate. Duas delas precisaram ir para o hospital, estão no Hospital da Restauração. As outras foram para UPAS. Infelizmente, nós tivemos a confirmação de dois óbitos, dois homens”, afirmou Priscila Krause.

Segundo ela, está sendo feita no momento a retirada desses corpos e mais uma varredura, uma checagem com os cães do corpo de bombeiros para ver se tem mais alguma vítima. “A gente acredita que não tenha mais nenhuma e vamos torcer para que não tenha realmente”.

A vice-governadora acrescentou. "Já conversei bastante com o padre Emerson e, nesse primeiro momento, é importante cuidar dessas pessoas, dar toda a assistência que elas precisam e depois a gente cuida do santuário. Esse santuário é um símbolo para o Recife, um símbolo para Pernambuco”.

Há informações extraoficiais, dadas por populares, de que houve um estrondo durante a queda do teto, que colapsou de uma vez só. Uns falaram que pode ter sido o vento, outros disseram que pode ter sido o peso de 121 placas solares instaladas no local recentemente. Nenhuma das informações foi confirmada pelas autoridades. 

Maioria das vítimas teve escoriações leves, segundo o prefeito João Campos

Imagem ilustrativa da imagem Lula se solidariza após acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Até o momento, foram registradas 24 vítimas pelas autoridades, duas delas fatais |  Foto: Divulgação

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou ao local com vários secretários e toda a equipe técnica responsável para “fazer a mitigação da dor nesse momento”.

"Este é um santuário que se mistura com a história do Recife, com a fé da nossa cidade. A gente sabe quantas vidas, famílias, tem esse espaço aqui como absolutamente sagrado", disse o prefeito.

De acordo com João Campos, a maior parte das vítimas foi retirada com escoriações leves. Os dados foram repassados a ele pela direção do SAMU.

“Nossa prioridade absoluta é cuidar das vítimas, cuidar daquelas que estão nas unidades de saúde nesse momento. Os técnicos estão na área, tanto da Defesa Civil quanto da Polícia estão aqui presentes para fazer a avaliação, para poder identificar o que é que de fato ocorreu”.

Veja imagens do momento em que o teto desabou, de uma vez só, pegando a comunidade de surpresa

As imagens foram registradas por câmera de segurança de morador local, conhecido como Afonso Br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: