Lula se solidariza após acidente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição
Há uma estimativa feita por populares presentes no local de que 70 pessoas estavam no santuário quando o teto desabou
Escute essa reportagem
O Governo do Estado informou, nesta sexta-feira (30), que há o registro de 24 vítimas após o desabamento do teto do histórico Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Duas faleceram no local.
Toda estrutura caiu no início da tarde, mas o motivo oficial ainda não foi divulgado. Havia cerca de 70 pessoas dentro do local, num momento de distribuição de cestas básicas.
Infelizmente, duas pessoas morreram no momento em que o teto caiu. Outras foram socorridas pelos moradores locais, pelas equipes do Samu, da Defesa Civil e dos Bombeiros.
Por meio das redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou o acidente. “Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. Uma tragédia. Minha solidariedade com as vítimas, seus familiares, amigos e com a cidade de Recife neste momento”.
Veja imagens do alto divulgadas por Cuca Drone nas redes sociais
O santuário fica no Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife. De acordo com a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania), há 32 bombeiros e 15 policiais militares no local, além dos peritos, que ainda não iniciaram o trabalho.
“Dezessete pessoas foram atendidas pelas equipes de resgate. Duas delas precisaram ir para o hospital, estão no Hospital da Restauração. As outras foram para UPAS. Infelizmente, nós tivemos a confirmação de dois óbitos, dois homens”, afirmou Priscila Krause.
Segundo ela, está sendo feita no momento a retirada desses corpos e mais uma varredura, uma checagem com os cães do corpo de bombeiros para ver se tem mais alguma vítima. “A gente acredita que não tenha mais nenhuma e vamos torcer para que não tenha realmente”.
A vice-governadora acrescentou. "Já conversei bastante com o padre Emerson e, nesse primeiro momento, é importante cuidar dessas pessoas, dar toda a assistência que elas precisam e depois a gente cuida do santuário. Esse santuário é um símbolo para o Recife, um símbolo para Pernambuco”.
Há informações extraoficiais, dadas por populares, de que houve um estrondo durante a queda do teto, que colapsou de uma vez só. Uns falaram que pode ter sido o vento, outros disseram que pode ter sido o peso de 121 placas solares instaladas no local recentemente. Nenhuma das informações foi confirmada pelas autoridades.
Maioria das vítimas teve escoriações leves, segundo o prefeito João Campos
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), chegou ao local com vários secretários e toda a equipe técnica responsável para “fazer a mitigação da dor nesse momento”.
"Este é um santuário que se mistura com a história do Recife, com a fé da nossa cidade. A gente sabe quantas vidas, famílias, tem esse espaço aqui como absolutamente sagrado", disse o prefeito.
De acordo com João Campos, a maior parte das vítimas foi retirada com escoriações leves. Os dados foram repassados a ele pela direção do SAMU.
“Nossa prioridade absoluta é cuidar das vítimas, cuidar daquelas que estão nas unidades de saúde nesse momento. Os técnicos estão na área, tanto da Defesa Civil quanto da Polícia estão aqui presentes para fazer a avaliação, para poder identificar o que é que de fato ocorreu”.
Veja imagens do momento em que o teto desabou, de uma vez só, pegando a comunidade de surpresa
As imagens foram registradas por câmera de segurança de morador local, conhecido como Afonso Br.
Comentários