Jovem de 24 anos fere braços e pernas ao levar choque elétrico em Ipojuca
Ele teve parte do corpo queimada e fraturas após subir no telhado para ajustar antena
Escute essa reportagem
Um jovem de 24 anos, identificado como Wallaf José dos Santos, está internado em estado grave no Hospital da Restauração, no Recife, após sofrer um choque elétrico no telhado da casa onde mora em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. O acidente aconteceu na manhã da última quarta-feira (29), no distrito de Nossa Senhora do Ó.
Segundo informações da família, Wallaf subiu no telhado para ajustar a antena externa de televisão da residência quando foi atingido pela descarga elétrica.
O jovem teve parte do corpo queimada e fraturas nos braços e nas pernas. Ele foi inicialmente socorrido ao Hospital Carozita Brito, em Ipojuca, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife.
Um vídeo gravado por testemunhas mostra o momento em que Wallaf é retirado da residência por guardas municipais. Nas imagens, é possível ver o jovem sendo carregado até uma viatura.
De acordo com informações extraoficiais, Wallaf passou por cirurgia e teve um braço e uma perna amputados. O estado dele é considerado grave, mas estável.
Neoenergia Pernambuco reforça cuidados ao instalar antenas externas
Segundo a Neoernegia, os choques elétricos por instalação ou manutenção de antenas estão entre as principais causas de acidente envolvendo a rede elétrica no Brasil.
São vários os casos de pessoas que vão realizar qualquer serviço no equipamento e tocam acidentalmente na rede de distribuição de energia. Diante deste cenário, a Neoenergia Pernambuco reuniu uma série de medidas de segurança para evitar acidentes que podem levar até mesmo à morte.
A primeira iniciativa é a mais importante: nunca instale antenas de rádio e TV próximo à rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidade. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou incliná-los, sob o risco de atingir cabos energizados.
Outro ponto que dificilmente é levado em consideração pelas pessoas é o de que não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva. Água e energia elétrica não combinam. No caso de o objeto cair em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-lo ou retirá-lo.
A Neoenergia também orienta ainda que, para a instalação ou manutenção de antenas, a pessoa contrate um profissional capacitado, que utilize equipamentos de proteção individual e, assim, elimine qualquer possibilidade de acidentes.
Comentários