X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Inscrições abertas para 900 vagas de intercâmbio internacional pelo Ganhe o Mundo

Das vagas oferecidas, 400 são para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile


Imagem ilustrativa da imagem Inscrições abertas para 900 vagas de intercâmbio internacional pelo Ganhe o Mundo
Cada município de Pernambuco terá, no mínimo, um estudante selecionado |  Foto: Divulgação/Secom

O Programa Ganhe o Mundo (PGM) está com inscrições abertas para 900 vagas de intercâmbio internacional destinadas a alunos do ensino médio da rede estadual.

O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lyra (PSDB), e o cronograma completo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (12).

Das vagas oferecidas, 400 são para o Canadá, 300 para os Estados Unidos e 200 para o Chile. As inscrições devem ser feitas no site até às 23h59min do dia 19 de agosto. É importante que os candidatos preencham todos os dados com precisão, incluindo a escolha do idioma e do país de destino.

“Quando possibilitamos que os estudantes da rede estadual tenham acesso a um intercâmbio, abrimos portas para que eles aperfeiçoem um segundo idioma, conheçam novas culturas e tenham uma visão de mundo muito mais ampla. Quando os filhos desse chão voam, todos os pernambucanos voam junto com eles,” destacou a governadora Raquel Lyra.

Seleção será feitoa em duas fases

A seleção será feita em duas fases. A primeira fase é uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, no idioma escolhido (inglês ou espanhol), marcada para o dia 15 de setembro. Para ser aprovado, o candidato deve obter uma nota mínima de seis.

A segunda fase envolve a verificação dos critérios estabelecidos no edital: frequência mínima de 85% no primeiro ano do ensino médio; média de sete em português e matemática; idade máxima de 16 anos, 11 meses e 29 dias no momento da inscrição e idade mínima de 14 anos completos até a data do embarque.

“Nossa expectativa ao retomar o PGM é que os estudantes da Rede Estadual usufruam desta oportunidade de aperfeiçoar um segundo idioma e de vivenciar uma rica troca cultural, ampliando seu repertório e conhecimento do mundo,” afirmou o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider.

Resultado será divulgado em outubro

O resultado final será divulgado em outubro, e cada um dos 184 municípios do Estado terá pelo menos um estudante selecionado. As vagas restantes serão distribuídas entre os aprovados conforme a classificação final. A classificação não garante o intercâmbio, que estará sujeito à emissão de passaporte e obtenção de vistos.

O PGM oferece aos alunos uma experiência internacional enriquecedora, promovendo o desenvolvimento acadêmico e cultural. Os selecionados cursarão um semestre letivo (cerca de 18 semanas, dependendo do país) em uma escola de nível médio no exterior, com embarque previsto até março de 2025.

Preparação

Durante o primeiro semestre letivo, a Secretaria de Educação e Esportes (SEE) ofereceu aulas preparatórias de inglês e espanhol para 20.080 alunos, distribuídos em 226 polos nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado, incluindo 12 polos em territórios indígenas. Além disso, foram criadas sete salas virtuais de inglês e três de espanhol para acesso a videoaulas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: