Hospital de Câncer de Pernambuco comemora 78 anos
Neste mês de novembro HCP reforça cuidado que a população deve ter com o câncer de próstata, oferecendo exames para homens a partir de 45 anos
Escute essa reportagem

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), instituição filantrópica, chega aos 78 anos, nesta quinta-feira (9), se mantendo referência em oncologia no estado e no Nordeste. Mais de 50% das pessoas com câncer são acolhidas na entidade, de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS); desde as primeiras consultas aos tratamentos e procedimentos da mais alta complexidade.
O HCP oferece durante o mês de novembro, exames de PSA para a população masculina, cuja atenção à saúde é lembrada na campanha Novembro Azul.
Cerca de mil pessoas são atendidas no HCP todos os dias, entre homens e mulheres, adultos, crianças, jovens e idosos. Os números refletem esse compromisso com as pessoas e no combate ao câncer: em 2022, foram realizados 620.044 exames, 5.034 cirurgias, 62.472 sessões de quimioterapia, 3.863 mamografias, 2.553 sessões de radioterapia, 209.431 consultas médicas e 16.428 atendimentos de urgência.
Campanhas de conscientização
Além do trabalho de prestação de serviços de saúde, o HCP promove em suas campanhas, informações sobre os diversos tipos de câncer e incentivo à prevenção. Em julho e outubro deste ano, a instituição retornou com os grandes eventos presenciais, como o Julho Verde e Outubro Rosa, que fazem alerta aos cânceres de cabeça e pescoço e de mama, respectivamente.
Neste mês, o Hospital de Câncer abraça a campanha Novembro Azul destacando a saúde do homem, cujos cânceres masculinos mais comuns são: de próstata, bexiga, pênis e testículo. Em alusão à ação, o HCP disponibilizará exame de PSA, muito importante para o rastreio do câncer de próstata em homens a partir dos 45 anos de idade. Para fazer o exame, os homens devem ir até o serviço de triagem do hospital, localizado no Bairro de Santo Amaro. Zona Norte do Recife , portando documento original com foto, para o agendamento prévio.
78 anos de voluntariado
Também completando 78 anos, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pernambuco é conhecida como ‘anjos de bata rosa’, grupo voluntário que fundou o Hospital de Câncer. A rede conta com cerca de 300 voluntários que são responsáveis pelo suporte ao paciente durante e após o tratamento, viabilizando e oferecendo, de forma humanizada, doações diárias de medicamentos, alimentos, artigos de higiene pessoal, exames, próteses, e perucas, além de promover assistência espiritual e eventos, com o objetivo de proporcionar alegria aos pacientes e acompanhantes.
Comentários