X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Gravatá, a Suíça pernambucana, lança programação para atrair turistas no verão

Município do Agreste quer mostrar o que tem a oferecer na temporada de sol


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Gravatá, a Suíça pernambucana, lança programação para atrair turistas no verão
A visita ao Alto do Caboclo e ao Vale da Lua está entre os principais passeios oferecidos pelos receptivos locais e termina com um delicioso piquenique e o pôr do sol mais bonito do Agreste |  Foto: Divulgação

Conhecida como um dos principais destinos de Pernambuco no inverno, Gravatá espera quebrar tabus em 2024. A Prefeitura lançou o projeto "Gravatá – o Seu Verão Também é Aqui!", por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. A iniciativa visa proporcionar opções de turismo de aventura, esportes, cultura e lazer durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

O anúncio foi feito uma semana após a cidade apresentar o calendário de eventos para o primeiro semestre de 2024 no Agreste pernambucano.

O intuito é destacar os atrativos naturais e culturais da cidade, evidenciando que mesmo no auge do calor, na alta temporada de sol, Gravatá oferece diversas opções tanto para turistas quanto para a população local.

“Nossa cidade é mais conhecida como um destino de inverno, tem toda esta inspiração suíça na arquitetura e na gastronomia, mas temos atrativos para o ano inteiro. Gravatá tem muita cultura, tem parques, cachoeiras, mirantes, trilhas e uma rede hoteleira e de bares e restaurantes de alto nível. Nosso convite é para que os gravataenses curtam a cidade e os turistas venham conhecer também e viver o nosso verão”, destaca o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

Durante o período, em diversos pontos da cidade serão promovidas aulas de dança, step dance, crossfit, vôlei de areia e corrida, entre outras atividades esportivas. Elas acontecerão em áreas de lazer tanto do Centro como da zona rural nos distritos de Mandacaru, Avencas, São Severino e Russinha.

Um dos destaques é a Arena de Beach Tennis que será montada no Parque da Cidade de Gravatá e vai abrigar disputas na modalidade que mais tem crescido no Estado nos últimos tempos. Também serão palco da iniciativa a Quadra do Povo e o Parque Janelas para o Rio.

“Nossa cidade tem potencial para turismo de aventura, cultural, ecoturismo e turismo gastronômico o ano inteiro. O projeto Gravatá – o Seu Verão Também é Aqui! busca despertar na comunidade e nos visitantes o desejo de aproveitar a temporada do sol também aqui na serra. A rede hoteleira local é uma das maiores do Estado e oferece uma intensa programação de férias, com muitas atividades e, pegando carona no Carnaval, miniblocos, desfiles e até baile de máscaras”, detalha o secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima.

A proprietária do receptivo Gravatá Off Road, Brenda Arcanjo, destaca a preponderância desta iniciativa lançada pela gestão para o desenvolvimento do turismo na cidade também no início do ano.

“Estou muito agradecida pelo trabalho que vem sendo feito, em especial por este projeto. A Secretaria e a Prefeitura têm realmente nos ajudado, divulgado e incentivado o turismo na cidade. Gravatá tem um potencial riquíssimo de domingo a domingo, de janeiro a janeiro, não apenas no inverno, não apenas de restaurantes, mas de águas, de mirantes. É muito importante abrir os olhos para isso e incentivar que o turista saia de dentro do condomínio ou do hotel para conhecer Gravatá”, diz a empresária.

TURISMO RURAL

Cavalgar, andar de charrete, visitar a horta e tomar leite tirado da vaca na hora são algumas das atividades oferecidas nos haras e muitos hotéis-fazenda localizados em Gravatá. A hotelaria local se coloca entre as melhores de Pernambuco, dispondo de 2.700 leitos.

A proposta é ideal para quem busca viajar e apenas relaxar na piscina ou mesmo sair dos condomínios e curtir a estrutura e os serviços dos hotéis para um dia diferente em família. Há também atrativos para os adeptos do turismo de saúde.

Gravatá brinda ainda os visitantes e moradores com paisagens de tirar o fôlego como as das serras e áreas montanhosas que circundam a cidade e podem ser percorridas a cavalo, Toyota ou ainda de quadriciclo. A visita ao Alto do Caboclo e ao Vale da Lua está entre os principais passeios oferecidos pelos receptivos locais e termina com um delicioso piquenique e o pôr do sol mais bonito do Agreste.

Imagem ilustrativa da imagem Gravatá, a Suíça pernambucana, lança programação para atrair turistas no verão
Gravatá oferece aos turistas a Rota das Cachoeiras, com três cacheiras e outras quedas d´água. |  Foto: Divulgação

TURISMO DE AVENTURA

Gravatá é também um dos raros destinos do Nordeste a oferecer passeios de balão. A experiência do balonismo é praticada respeitando as condições climáticas e com toda a segurança, a partir de agendamento.

Outra atividade cheia de adrenalina exclusiva é a trilha a pé pela antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco, percorrendo oito dos 14 túneis desativados e quatro pontes ferroviárias do complexo. Os mais aventureiros podem praticar rapel a partir da Ponte Cascavel, com 50 metros de altura.

Para refrescar do calor intenso típico do verão, o público pode desfrutar da Rota das Cachoeiras. Localizada a menos de 20 km do Centro de Gravatá, ela é formada pela Cachoeira das Palmeiras, Cachoeira do Tio e a Cachoeira Paraíso Perdido e tem diversas quedas-d’água, bicas e piscinas naturais para um revigorante banho gelado.

O destino é conhecido ainda como polo de turismo equestre, com dezenas de haras à disposição. As cavalgadas são praticadas com diversos graus de dificuldade e extensões, de dia e também à noite, quando as temperaturas ficam mais amenas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: