X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Governo do Estado antecipa edital e anuncia 3.360 mil novas vagas para a segurança

Do total, serão 2,4 mil oportunidades para Praças da Polícia Militar


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado antecipa edital e anuncia 3.360 mil novas vagas para a segurança
Segundo a gestão, a infraestrutura e logística da segurança pública também tem recebido cuidados |  Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco surpreendeu, na edição do Diario Oficial deste sábado (11), ao antecipar a divulgação do edital do concurso público destinado à Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado. Os detalhes do certame estavam originalmente programados para serem revelados no dia 13 de novembro.

O concurso ofertará um total expressivo de 3.360 vagas, distribuídas entre 300 vagas para oficiais da Polícia Militar, 60 para oficiais do Corpo de Bombeiros Militar, 2,4 mil para Praças da Polícia Militar e 600 vagas para Praças do Corpo de Bombeiros Militar.

O Instituto AOCP será responsável pela organização do concurso (https://www.institutoaocp.org.br/), com as inscrições disponíveis a partir de segunda-feira (13), estendendo-se até 13 de dezembro de 2023. As provas estão programadas para 21 de janeiro de 2024, para os cargos do Corpo de Bombeiros Militar, e 28 de janeiro de 2024, para os cargos da Polícia Militar de Pernambuco.

"Tenho certeza que as forças de segurança estaduais ganharão novos servidores comprometidos em zelar pelo bem-estar da população. E não vamos parar aqui, pois estimamos um investimento de R$ 1 bilhão no setor de segurança até o fim de 2026", declarou a governadora Raquel Lyra.

As provas do concurso da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros serão realizadas de forma regionalizada nas cidades de Recife, Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. No município sertanejo, as provas serão apenas para os cargos de Praça da Polícia Militar e Bombeiro.

Para a secretária de Administração, Ana Maraiza, a diretriz dada pela governadora é de que todos os esforços sejam feitos no sentido de fortalecer a segurança pública em Pernambuco.

VAGAS - Somando-se aos concursos da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica, a gestão estadual abre, no total, 4.019 novas vagas nas forças de segurança do Estado.

Além das 3.360 vagas para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, a gestão estadual anunciou, no último dia 6 de novembro, que vai realizar concurso público para o preenchimento de 214 vagas para a Polícia Científica. Serão 77 vagas para o cargo de agente de medicina legal, 60 para médico legista e 77 para perito criminal.

Por sua vez, o concurso da Polícia Civil, cujo edital deverá ser publicado no dia 15 de dezembro e com previsão de provas em fevereiro de 2024, terá 445 vagas, sendo 250 para o cargo de agente de polícia, 150 para escrivão e 45 para delegados. A Polícia Penal também foi contemplada e, desde o início de 2023, a gestão estadual já empossou 338 policiais penais aprovados em um concurso de 2021.

INFRAESTRUTURA - Segundo a gestão, a infraestrutura e logística da segurança pública também tem recebido cuidados. Na última sexta-feira, foram entregues 44 novas viaturas para a Polícia Civil. Elas se somam a outras ações, como a entrega de 724 novas viaturas para a PM, 20 para a Polícia Penal, além de 7 mil coletes balísticos para policiais militares e 1 mil para os policiais civis.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: