Governo de Pernambuco anuncia avanço nas entregas de kits e fardamento escolar
Em meio a críticas da oposição, gestão estadual informa que mais de 575 mil fardas foram entregues
Escute essa reportagem

Em meio a críticas da oposição por conta da demora na distribuição do material escolar, o Governo de Pernambuco anunciou nesta quarta-feira (7) que intensificou a entrega de fardamento e kits para os estudantes da rede estadual de ensino.
A medida ocorre após cobranças de parlamentares como o deputado federal Pedro Campos (PSB), que tem apontado o atraso como sinal de desorganização na gestão estadual.
"Até a Lady Gaga chegou. E sabe o que não chegou ainda? Os kits escolares e o fardamento da educação pública. Já passou o prazo que a governadora deu. Os estudanTes não aguentam mais esse show de promessas", alfinetou o deputado na semana passada, dizendo que o estado passou três meses para responder seu pedido de informação. "Mais da metade dos estudantes não recebeu os kits escolares e as fardas".
FORMA ESCALONADA
Segundo a Secretaria de Educação e Esportes (SEE), mais de 575 mil fardas e 390 mil kits escolares já foram distribuídos desde o início do ano letivo, de forma escalonada, “à medida que os fornecedores disponibilizam os materiais”.
A previsão é que cada um dos mais de 507 mil estudantes receba até três camisas ao longo do ano, totalizando 1,8 milhão de fardas.
LOGÍSTICA SEGUE EM ANDAMENTO
Apesar do ritmo considerado lento por parlamentares da oposição, o governo afirma que a logística segue em andamento em todo o estado, sob coordenação da Superintendência de Logística (Sulog) da SEE, com apoio das Gerências Regionais de Educação (GREs) e das gestões escolares.
Os kits escolares — que incluem itens básicos como cadernos, lápis, canetas, borracha, apontador e réguas — também seguem em distribuição, embora parte significativa dos alunos ainda não tenha recebido os materiais.
Neste ano, o fardamento escolar está sendo produzido no Polo de Confecções do Agreste, o que, segundo o governo, fortalece a economia local e gera empregos. A gestão informa que a política pública conecta educação, desenvolvimento regional e valorização da indústria pernambucana.
A secretária executiva de Gestão da Rede, Cassiana Lima, afirmou que a equipe tem se empenhado para acelerar as entregas.
“A Secretaria Executiva de Gestão da Rede, responsável por essas aquisições, vem trabalhando incansavelmente junto às Gerências Regionais e às Unidades Escolares, planejando as entregas dos itens de forma mais eficiente e objetiva, pensando sempre no melhor para nossos estudantes”, declarou.
Comentários