Governo de PE e gigante chinesa CRRC firmam acordo para modernizar metrô do Recife
Cooperação técnica depende do aporte emergencial de R$ 1 bilhão para compra de 6 novos trens
Com informações do repórter Rubens Marinho, da TV Tribuna
Apesar de o metrô do Recife ainda estar sob administração federal, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura, irá formalizar um Acordo de Cooperação Técnica com a CRRC, maior fabricante mundial de trens.
Representantes da companhia chinesa estiveram no Recife nesta quinta-feira (6) para visitar as instalações do metrô e se reunir com a governadora Raquel Lyra. A comitiva visitou estações em Joana Bezerra, Cidade Universitária e a sede da CBTU. A CRRC já atua em países da América Latina, como Chile e Peru. No Brasil, estão em São Paulo e Minas Gerais.
ESTUDOS
O acordo, que deve ser assinado nos próximos 30 dias, segundo o governo, prevê a realização de estudos detalhados sobre a mobilidade da Região Metropolitana. A parceria é vista pelo governo estadual como crucial para encontrar soluções de modernização e reestruturação do sistema. "A ideia é a gente poder entender tecnicamente o que pode ser feito para melhoria do nosso transporte urbano", disse em entrevista André Teixeira, secretário de mobilidade e infraestrutura de Pernambuco.
O Governo fez um levantamento dos investimentos iniciais necessários, e chegou ao montante de R$ 1 bilhão, que seriam utilizados para a compra de seis trens novos, a manutenção e reforma de estações. A governadora pediu ao governo federal o adiantamento desse valor, informou o secretário André Teixeira.
O encontro desta quinta-feira (6), acontecido no Palácio do Campo das Princesas, foi um desdobramento da visita da governadora Raquel Lyra à fábrica da CRRC na cidade chinesa de Qingdao, realizada há cerca de vinte dias.
PRÓXIMOS PASSOS
A delegação chinesa contou com a presença de executivos como, Wang Rubiao (presidente de Mercado da CRRC para a América Latina), Julio Sun (gerente comercial da CRRC Brasil), e Li Zhiheng (vice-presidente do departamento de Negócios Estrangeiros da CRRC), entre outros membros. Pelo Governo de Pernambuco, participaram o secretário-executivo da pasta, Pedro Neves, e o diretor-presidente do Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife (CTM), Matheus Freitas.
Comentários