X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fique atento: trânsito no Bairro do Recife terá mudanças

Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo sofrem inversão de vias


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Fique atento: trânsito no Bairro do Recife terá mudanças
Mapa das principais mudanças nas vias do Bairro |  Foto: Prefeitura do Recife/CTTU

O trânsito no Bairro do Recife será modificado a partir deste sábado (28), com a inversão do sentido de vias como as Pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo para facilitar a entrada e saída do bairro. A medida se deve à obra de requalificação estrutural da Ponte 12 de Setembro, popularmente conhecida como Ponte Giratória.

Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) estarão nas ruas para orientar os condutores e otimizar o fluxo na região durante o tempo em que durar a intervenção. O fluxo dos automóveis no bairro vem de todas as regiões da cidade.

Da Zona Sul para o Cais de Santa Rita

Os veículos que vêm das Zonas Sul e Oeste através do Cais de Santa Rita continuarão acessando o Bairro do Recife pela Avenida Martins de Barros. No entanto, passarão a seguir pela Ponte Maurício de Nassau, que terá o seu sentido de circulação invertido.

A Rua do Imperador será utilizada pelos motoristas que vierem pela Ponte Princesa Isabel e desejarem seguir para o Bairro do Recife. A novidade é o acesso pela Rua Primeiro de Março, que terá o sentido invertido para garantir a continuidade com a Ponte Maurício de Nassau.

Com a intervenção, a Rua Madre de Deus - no trecho entre as Ruas Marquês de Olinda e Tito Branco - terá seu sentido invertido em direção ao Cais do Apolo. Além disso, a própria Rua Marquês de Olinda terá sentido invertido na direção da Avenida Alfredo Lisboa.

Saída do Bairro do Recife

Para ampliar as alternativas de acesso à Zona Sul e Oeste da cidade, a CTTU permitirá além do transporte coletivo, a circulação do tráfego misto pela Avenida Dantas Barreto. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local e, em caso de dúvidas, os cidadãos podem acionar a CTTU pelo 0800.081.1078.

Aqueles que quiserem sair do Bairro do Recife, de veículos, devem passar pela Ponte Buarque de Macedo, cujo trânsito também passará por inversão, possibilitando aos usuários o acesso às regiões Sul e Oeste da cidade através da Rua do Imperador. Os condutores que desejam seguir para a Zona Norte devem utilizar a Ponte Princesa Isabel. A Ponte Limoeiro não sofrerá alterações.

Ponte giratória

A intervenção na Ponte Giratória teve início em 2022. A via liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita.

A recuperação da estrutura terá um investimento inicial de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.

A nova intervenção faz parte do programa de recuperação de pontes da cidade, que já beneficiou as da Torre, do Derby e a Motocolombó, além das juntas de dilatação de viadutos como os de Joana Bezerra, Via Mangue e da Avenida Norte.

A Prefeitura do Recife anunciou nova licitação para recuperação estrutural da Ponte/Viaduto Joaquim Cardozo e nos próximos meses irá licitar a recuperação da Ponte Joana Bezerra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: