X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Exposição fotográfica destaca arteterapia para saúde mental das mulheres

Lançamento acontece nesta segunda–feira no Hospital Mente Vida em homenagem ao mês da mulher


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Exposição fotográfica destaca arteterapia para saúde mental das mulheres
Serão expostas 42 imagens, entre elas 12 com pacientes em atividades artísticas e 30 trabalhos produzidos |  Foto: Divulgação

A fotografia pode ser uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, seja através de ensaios terapêuticos, seja por práticas de fotografia terapêutica. Para marcar a passagem do mês da mulher, o Mente e Vida, hospital especializado em saúde mental, em Aldeia, Camaragibe, lança na segunda – feira (17), às 14h, a exposição fotográfica Ser Mulher, realizada sob a coordenação da arteterapeuta especializada em saúde mental, Paula Acinete. Os registros foram realizados graças a uma profissional da área de fotografia, que está em tratamento, e decidiu registrar imagens das pacientes durante as sessões de arte terapia.

Os registros coloridos foram feitos com máquina fotográfica profissional. Serão expostas 42 imagens, entre elas 12 com pacientes em atividades artísticas e 30 trabalhos produzidos. “Elas estão desenvolvendo atividades sobre o Ser Mulher há um mês, com uma série de atividades, quando tivemos a ideia de incluir a sessão fotográfica. Através desses trabalhos elas trouxeram à tona questões que as atravessam como liberdade, poder ser quem elas são, visão de mundo e realidade, dúvidas e outras questões”, explica Paula. Estudos comprovam que a fotografia, na arteterapia, promove a expressão e o reviver de afetos, pois são os registros, arquivos, pistas, fragmentos de um dicionário de emoções.

Mulheres com mais transtornos

Dados da Think Olga, uma organização não-governamental de inovação social, sete em cada dez diagnósticos de ansiedade e depressão são entre elas. A sobrecarga de trabalho é apontada como um dos principais fatores que as deixam vulneráveis psicologicamente. Para as que possuem alta sobrecarga doméstica, o número de mulheres com transtornos mentais comuns vai de uma a cada cinco para uma a cada duas.

Segundo Paula Acinete, os resultados revelados na pesquisa podem ser verificados, na prática, com a inauguração da segunda etapa do hospital, exclusivamente voltada para elas. Pouco mais de seis meses em funcionamento, a unidade feminina do Mente e Vida vem funcionando sempre com grande número de ocupação, ultrapassando os 50%. "A saúde mental feminina pode ser fortalecida por diversas abordagens terapêuticas que promovem o bem-estar emocional e físico. Essas práticas, quando integradas, contribuem significativamente para o equilíbrio emocional e a saúde integral da mulher", disse.

Na programação voltada especialmente para elas, a realização de diversos grupos terapêuticos, entre eles, o grupo arteterapêutico. "A arteterapia é uma ferramenta poderosa para a expressão de sentimentos, ajudando mulheres a lidarem com o estresse e traumas de forma criativa. Já os grupos nutricionais auxiliam na adoção de hábitos alimentares saudáveis, impactando diretamente o equilíbrio hormonal e emocional. O apoio de grupos com psicólogos proporciona um espaço seguro para compartilhar experiências, promovendo autoconhecimento e acolhimento. Por fim, a hidroterapia com nossa fisioterapeuta combina os benefícios da atividade física com o relaxamento da água, reduzindo tensões e melhorando a qualidade de vida", conclui.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: