Evento promove palestras sobre a diversidade do Transtorno do Espectro Autista
Encontro será realizado pela Clínica Despertar em parceria com o Portas Psi, no dia 2 de abril, em Boa Viagem
Escute essa reportagem
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses.
Visando a importância da conscientização do Autismo a Despertar, clínica multidisciplinar do Recife, em parceria com Portas Psi, promove o circuito de palestras "A diversidade do TEA: Da atuação profissional à vivência do dia a dia".
Voltado para estudantes, mães atípicas e interessados no assunto, a iniciativa reforça e ressalta a importância dos esclarecimentos e debates acerca da temática. De acordo com Dryelle Azevedo, fonoaudióloga e uma das sócias da clínica Despertar, que está promovendo o evento, o mês de abril, também conhecido como abril azul, é apenas mais uma forma de conscientizar as pessoas sobre o autismo, assim como dar visibilidade do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
"Compreendemos diariamente a necessidade de divulgar informações de qualidade para sociedade, reforçando nosso compromisso com a saúde e com o respeito à diversidade. Nosso objetivo é o diagnóstico e a intervenção precoce, a inclusão, o desenvolvimento das crianças e tudo que envolve a evolução e a independência em suas determinadas rotinas", pontuou Azevedo.
O encontro será realizado a partir das 14h, no Auditório do Empresarial Center II (Rua Antônio Lumack do Monte, 96, Boa Viagem). As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdI5gZc_miMpo4dBIaq5rj005_HcZmL_mquG9dyHXnibc_9bg/viewform.
Confira os temas das palestras:
A Importância da Conscientização sobre o TEA
Critérios Diagnósticos do TEA
Os direitos das pessoas com TEA: um guia prático (Advogada Tatyanna Mota)
Inclusão escolar e social no TEA: estratégias e impactos (Jéssica Santiago)
A importância do acompanhamento multidisciplinar no TEA (Dryelle Azevedo)
Benefícios a longo prazo do acompanhamento precoce e a terapia ABA: explorando aplicações e práticas (Luzii Santos)
A atuação dos estudantes de psicologia na intervenção ABA
Experiências maternas atípicas: um relato real (Mãe da Despertar)
Comentários