X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

É falsa a informação de abertura de comportas da Barragem Duas Unas

Quem garante é a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (SRHS-PE)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem É falsa a informação de abertura de comportas da Barragem Duas Unas
|  Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diante de boatos que surgiram nesta sexta-feira (30), a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (SRHS-PE) esclarece que é falsa a informação que circula sobre uma suposta abertura de comportas da Barragem Duas Unas, localizada no município de Jaboatão dos Guararapes. 

A secretaria informa que a referida barragem atingiu o nível do seu vertedouro, iniciando o processo natural de transbordamento. A SRHS-PE afirma ainda que o equipamento não possui um dispositivo de comportas e explica que seu vertimento não oferece risco à população, pois o mesmo é projetado para esta situação. 

“É absolutamente normal e desejável que as barragens encham neste período, porque assim se assegura o abastecimento d’água para as diversas finalidades ao longo do período seco. Como é também completamente normal que as barragens vertam ou sangrem. Este é um procedimento usual na engenharia e seguro, para extravasar o excesso de acumulação, na medida em que o volume de chuvas aumenta a vazão dos rios. Não há nenhum risco nisso”, esclarece o secretário de recursos hídricos e saneamento do estado, Almir Cirilo. 

A secretaria orienta ainda que a população que vive em áreas ribeirinhas procure guiar-se pelos alertas oficiais e mobilizações promovidos pelas equipes de Defesa Civil dos municípios, devido à elevação natural dos rios, provocada pelas precipitações. 

Interdição

A SRHS-PE procedeu, junto ao Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), a interdição da rodovia PE50, no trecho Limoeiro – Feira Nova, em função da barragem de Carpina ter atingido 100 milhões de metros cúbicos de acumulação, na manhã desta sexta-feira (30). 

A SRHS-PE esclarece ainda que a medida é uma ação preventiva de segurança e que segue monitorando Carpina, por meio de sua Gerência Geral de Segurança de Barragens. A próxima etapa será, quando a maré baixar, abrir uma das comportas do equipamento, para que haja redução do volume d’água e seja possível a liberação segura da estrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: