Dia de Atenção à Gagueira tem ação em Recife nesta quarta-feira (22)
Fonoaudiólogos e estudantes da Unicap estarão recebendo pessoas que apresentem gagueira para orientações

O Dia Internacional de Atenção à Gagueira, celebrado nesta quarta-feira (22), movimenta a capital pernambucana com uma iniciativa focada na identificação e combate ao preconceito. A data, estabelecida para promover a conscientização e a escuta em relação às pessoas que gaguejam, é marcada por uma ação gratuita de triagem na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).
A iniciativa é da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira), que, em parceria com a Liga de Atenção à Fluência da Fala (Liga Confluência), oferece a triagem no Bloco A da Unicap, das 8h às 12h. O atendimento será conduzido por fonoaudiólogos e estudantes da área, visando identificar dificuldades na fluência da fala e oferecer acolhimento.
DIAGNÓSTICO
O objetivo principal da ação é fomentar o diagnóstico precoce, fornecer orientações sobre as opções de tratamento disponíveis e ampliar a compreensão da sociedade sobre a gagueira. "É fundamental desmistificar essa condição e reforçar a importância do respeito e da informação", afirma a Abra Gagueira, organização não governamental fundada em 2004, dedicada à defesa das pessoas que gaguejam.
O Dia de Atenção à Gagueira foi criado em 22 de outubro de 1998 por associações internacionais (IFA e ISA), e o Brasil tem participado ativamente das celebrações. A Abra Gagueira, que cunhou o slogan nacionalmente reconhecido "Gagueira não tem graça. Tem tratamento.", expande suas ações ao longo do mês com campanhas educativas nas redes sociais e em diversos estados.
Além da atividade na Unicap, a associação prepara um grande evento nacional: o 13º Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que ocorrerá neste sábado (25), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Serviço:
O quê: Triagem gratuita para gagueira
Quando: Quarta-feira, 22 de outubro Horário: 8h às 12h
Onde: Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) – Recife.
Comentários