Dia D da Vacinação contra Influenza no Recife neste sábado em 175 locais
Também haverá vacinação itinerante para a população em situação de rua em diversos locais da cidade
Escute essa reportagem

A Prefeitura do Recife montou um esquema especial para o Dia D da Vacinação contra a Influenza 2025, que acontecerá neste sábado (10). Serão 175 pontos de vacinação abertos, incluindo 151 Salas de Vacina em unidades de saúde, três Centros de Vacinação nos shoppings Recife (Boa Viagem), Riomar (Pina) e Boa Vista, além de 21 Postos Volantes em mercados, praças, parques, igrejas e escolas.
Também haverá vacinação itinerante para a população em situação de rua em diversos locais da cidade. A abertura oficial ocorrerá na USF+ São José do Coque, na Ilha Joana Bezerra, às 11h.
“Estamos organizando uma operação abrangente, com postos descentralizados e itinerantes, levando a vacina para além das salas tradicionais e alcançando comunidades, especialmente a população em situação de rua. A vacina é a melhor forma de prevenção contra a influenza, reduzindo a circulação do vírus, especialmente entre os grupos de risco. É fundamental que os grupos prioritários compareçam a um dos 175 locais disponíveis neste Dia D. A vacina é segura e salva vidas”, destaca Luciana Albuquerque.
Ela também ressalta que quem se dirigir a uma das salas de vacina ou centros de vacinação poderá atualizar a caderneta de vacinação e receber doses contra a covid-19. A lista completa de locais pode ser conferida aqui: https://bit.ly/VacinacaoDiaDInfluenza.
Para facilitar o atendimento, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação com foto, CPF ou cartão SUS, além da carteira de vacinação, se disponível. Caso não possuam, uma nova será emitida no local.
Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis identificados. É importante lembrar que parte do público-alvo deve apresentar documentos que comprovem a necessidade da imunização, como os profissionais de saúde, que precisam levar comprovantes laborais, como declarações de vínculo ou crachás.
As Salas de Vacina e os Postos Volantes funcionarão das 8h às 17h, enquanto os Centros de Vacinação atenderão das 9h às 19h.
SOBRE A INFLUENZA
A influenza, ou gripe, é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível, com tendência a causar epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato das mãos. Recomenda-se lavar as mãos regularmente e usar máscaras se estiver com sintomas.
GRUPOS PRIORITÁRIOS
Os grupos definidos para a vacinação incluem crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos acima de 60 anos.
Os grupos prioritários para a vacinação especial são: trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, quilombolas, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, com deficiência permanente ou em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores do transporte dos Correios e do coletivo rodoviário, portuários, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.
Comentários