X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Dengue em Pernambuco: casos desaceleram, mas vigilância deve permanecer

Casos desaceleram no estado, mas Secretaria de Saúde pede que população fique alerta


Imagem ilustrativa da imagem Dengue em Pernambuco:  casos desaceleram, mas vigilância deve permanecer
Apesar dessa tendência favorável, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) enfatiza a importância de a população manter-se vigilante |  Foto: Canva

A Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde e Atenção Primária (SEVSAP) divulgou o Boletim Epidemiológico das Arboviroses (Nº 07) nesta quarta-feira (21), mostrando a desaceleração da dengue em Pernambuco.

O período analisado vai de 31 de dezembro de 2023 a 17 de fevereiro de 2024. Os dados mais recentes revelam uma queda no ritmo de incidência da dengue em Pernambuco em comparação com a semana anterior.

Enquanto entre a semana epidemiológica 5 e a semana epidemiológica 6 houve um aumento de cerca de 500 casos, a saúde pública observou uma incorporação de aproximadamente 200 casos entre a semana 6 e 7.

O acompanhamento semanal foi realizado pela Diretoria Geral de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (DGVAST).

Apesar dessa tendência favorável, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) enfatiza a importância de a população manter-se vigilante e reforça a necessidade de adotar medidas preventivas para reduzir a transmissão do vírus.

Segundo o boletim da SE 07, houve um aumento no número de municípios classificados como de média incidência, definidos quando apresentam indicadores entre 100 e 300 casos a cada 100.000 habitantes. 

Cedro, Terra Nova e Dormentes juntaram-se a Fernando de Noronha, Araçoiaba e Belém do São Francisco, que já estavam nessa faixa na SE 06. Contudo, Gravatá foi reclassificada do grupo de média incidência para o de baixa, após o descarte de casos notificados negativados.

O número de casos prováveis (casos confirmados + casos em investigação) até a SE 07 é 102,7% superior ao mesmo período de 2023. Os casos prováveis são os notificados subtraídos daqueles que já foram descartados.

Até o momento, 151 casos foram confirmados para dengue em Pernambuco, sendo 6 (seis) casos graves notificados e em investigação.

Neste mesmo período, seis óbitos foram notificados para as arboviroses, mas todos se encontram em investigação, uma vez que os sintomas são passíveis de serem confundidos com um conjunto considerável de outras doenças. Após a investigação, todos os óbitos são discutidos em comitê para confirmar ou descartar os registros.

OUTRAS ARBOVIROSES – O Chikungunya, com 373 casos prováveis, encontra-se com 4,1 casos/100.00 habitantes e aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Até o momento, foram confirmados 23 casos.

O zika não apresenta circulação há alguns anos no Estado. Este ano, são 42 casos prováveis, sem nenhuma confirmação, apesar do aumento de 366,7% em relação ao ano de 2023.

O coordenador da Área Assistencial de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HC-UFPE, Paulo Sérgio Ramos, a prevenção se dá, especialmente, pelo combate ao mosquito Aedes aegypti, sendo é focada no cuidado das pessoas nos seus domicílios e vizinhança para detectar e combater os focos das larvas (impedindo o acúmulo de água que atua como berçário).

"Com relação às medidas focadas no indivíduo, é importante que nos locais de maior risco (com prevalência mais elevada de casos), as pessoas utilizem roupas mais longas e adotem o uso de repelente, principalmente, durante o dia (quando ocorre a maior incidência da picada do mosquito)”, explica o coordenador.


BALANÇO DE AÇÕES  – No último fim de semana, a SES-PE publicou, no Diário Oficial do Estado de Pernambuco (DOE-PE), o Comitê de Enfrentamento das Arboviroses, que se trata de um grupo consultivo, que tem por objetivo observar como o sistema de saúde tem respondido ao aumento de casos com consequente proposição de estratégias para melhorar o desempenho do estado.

O Grupo é composto por representantes das secretarias executivas da SES-PE, da Sociedade de Terapia Intensiva (SOTIPE), da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE), da Sociedade Pernambucana de Infectologia (SPI) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS).

O Comitê tem uma composição direcionada ao serviço com auxílio de experts que serão convidados a participar deste esforço conjunto. É uma estratégia que está sendo desencadeada cedo, antes de alguma repercussão na rede de saúde, justamente para não chamar esta força consultiva com um quadro que não permita reação.

Segundo a Secretaria de Saúde, Pernambuco tem tomado medidas precoces para acompanhar com uma chance maior de reagir a quadros mais difíceis. O Estado foi o primeiro estado no País, em novembro de 2023, a lançar seu Plano de Enfrentamento para as Arboviroses 2024.

O panorama de alta transmissão das arboviroses no país já era esperado pelo Ministério da Saúde (MS).

O Plano orienta as ações do estado e dos municípios, estabelecendo fases e acionamento dos diversos pontos da rede de saúde em função do perfil epidemiológico e da ocupação da rede de saúde.

SINTOMAS - Em caso de sintomas como febre, manchas na pele, dor nos olhos, conjuntivite, dor no corpo e nas articulações, dores de cabeça ou outra manifestação, é necessário a busca por atendimento médico. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento da doença ou um possível óbito.

6312.49 - pdf
6312.49 PDF

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: