Curso gratuito é oferecido à população idosa do Recife
Curso 'Educação, Saúde e Cidadania na Velhice" é promovido pela Prefeitura do Município e UFRPE
Escute essa reportagem
A turma da terceira idade do Recife passa a ter a disposição o curso "Educação, Saúde e Cidadania na Velhice", promovido por meio de parceria entre a Prefeitura municipal e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O curso é destinado a pessoas idosas moradoras do Recife, com ou sem comprovação de escolaridade, e pretende formar 120 alunos. Haverá uma turma no turno da manhã e outra à tarde, cada uma com 60 vagas. As aulas acontecerão às terças e quintas, ao longo de 18 meses (três semestres).
Os alunos matriculados terão direito a carteira de estudante, uma refeição (almoço) gratuita nos dias de aula e terão direito à utilização dos espaços da universidade. As aulas abrangem desde atividades formativas, que agreguem conhecimentos técnico-científicos, até atividades humanas, com a execução de projetos didáticos.
Os professores deverão focar em reflexões e debates sobre os variados aspectos relacionados ao processo de envelhecimento e às velhices, além da inclusão social. Ao final do curso, as pessoas idosas devem ser capazes de acionar os conhecimentos adquiridos para o exercício de sua cidadania, promovendo seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida e da participação social.
De acordo com a organização do cursos, a população idosa no Brasil cresceu entre 2012 e 2022, saindo de 22,3 milhões de pessoas para 31 milhões e essa é uma parcela relevante da sociedade que vai demandar cada vez mais serviços públicos e garantia de cidadania.
O curso conta com o financiamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), com a articulação e acompanhamento da Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e realização do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE. Para execução do projeto, será repassado à UFRPE o valor de R$ 560,4 mil, através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife.
Comentários