X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Curso gratuito é oferecido à população idosa do Recife

Curso 'Educação, Saúde e Cidadania na Velhice" é promovido pela Prefeitura do Município e UFRPE


Imagem ilustrativa da imagem Curso gratuito é oferecido à população idosa do Recife
|  Foto: Divulgação / PCR

A turma da terceira idade do Recife passa a ter a disposição o curso "Educação, Saúde e Cidadania na Velhice", promovido por meio de parceria entre a Prefeitura municipal e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O curso é destinado a pessoas idosas moradoras do Recife, com ou sem comprovação de escolaridade, e pretende formar 120 alunos. Haverá uma turma no turno da manhã e outra à tarde, cada uma com 60 vagas. As aulas acontecerão às terças e quintas, ao longo de 18 meses (três semestres).

Os alunos matriculados terão direito a carteira de estudante, uma refeição (almoço) gratuita nos dias de aula e terão direito à utilização dos espaços da universidade. As aulas abrangem desde atividades formativas, que agreguem conhecimentos técnico-científicos, até atividades humanas, com a execução de projetos didáticos.

Os professores deverão focar em reflexões e debates sobre os variados aspectos relacionados ao processo de envelhecimento e às velhices, além da inclusão social. Ao final do curso, as pessoas idosas devem ser capazes de acionar os conhecimentos adquiridos para o exercício de sua cidadania, promovendo seu bem-estar e a melhoria da qualidade de vida e da participação social.

De acordo com a organização do cursos, a população idosa no Brasil cresceu entre 2012 e 2022, saindo de 22,3 milhões de pessoas para 31 milhões e essa é uma parcela relevante da sociedade que vai demandar cada vez mais serviços públicos e garantia de cidadania. 

O curso conta com o financiamento do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir), com a articulação e acompanhamento da Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e realização do Núcleo de Envelhecimento, Velhice e Idosos da UFRPE. Para execução do projeto, será repassado à UFRPE o valor de R$ 560,4 mil, através do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: