X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Curso gratuito de costura e moda circular em Paulista e Riacho das Almas

Incentivado pelo Funcultura-PE, projeto promove o desenvolvimento sustentável na moda


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Curso gratuito de costura e moda circular em Paulista e Riacho das Almas
Curso é oferecido pela designer, consultora e educadora recifense Natália Borges |  Foto: Divulgação

A designer, consultora e educadora recifense Natália Borges promoverá entre os dias 15 e 19 de abril, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, e entre 22 e 26 de abril, em Riacho das Almas, município do Agreste de Pernambuco, o curso “Costura & Upcycling”. Trata-se de um projeto que une moda e educação ambiental com o propósito de estimular o desenvolvimento sustentável no Estado.

São 20 vagas disponibilizadas para cada município. A estilista usará técnicas de costura industrial aliada a processos de upcycling (processo criativo que transforma materiais descartados em novos produtos de valor) e informações teóricas baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

O curso também contará com palestras de profissionais convidados, visando abrir oportunidades para a emancipação econômica dessas pessoas a partir dos princípios de preservação dos recursos naturais.

A formação está inserida na programação da Semana Fashion Revolution deste ano, movimento mundial que defende uma moda mais justa e com menor impacto ambiental, a qual a educadora é embaixadora docente.

O curso “Costura & Upcycling” tem incentivo do Funcultura-PE e as inscrições gratuitas estão abertas no link na bio do Instagram @urd.rr. As vagas disponíveis serão preenchidas, preferencialmente, por mulheres (cis e trans) em situação de vulnerabilidade socioeconômica; por pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e pela população do entorno das comunidades beneficiadas.

O upcycling é um método que transforma resíduos em novos produtos, com práticas menos nocivas ao meio ambiente, criando peças de maior valor agregado e de qualidade superior às originais.

A técnica não exige processos químicos, pois a reutilização dos resíduos na transformação de novos produtos é feita a partir de procedimentos manuais como recortes, costuras e mistura dos materiais.

No curso “Costura & Upcycling”, as alunas e alunos iniciarão pela introdução a conceitos de tecnologia têxtil (fibra, fio e tecelagem); conceitos, princípios e dimensões da sustentabilidade; responsabilidade socioambiental; economia solidária; impactos da indústria da moda ao meio ambiente.

Eles também aprenderão introdução aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030; upcycling e outras soluções criativas; técnicas de costura manual; desenvolvimento da coordenação motora para a operacionalização das máquinas de costura industrial; execução de peças de baixa complexidade; empoderamento feminino; empreendedorismo e economia criativa; introdução aos conceitos de modelagem plana e moulage; aplicação dos conceitos e técnicas de corte manual em tecido plano; e execução de peças do vestuário de média complexidade através de técnicas de upcycling.

O projeto, idealizado pela designer Natália Borges, utiliza a moda para abordar temas relativos à ancestralidade, à emancipação econômica e ao meio ambiente. A Cooperativa Mimo de Mulher, em Paulista, e o Espaço Oportunidades, em Riacho das Almas, sediarão a oficina, que é completamente gratuita, com vagas limitadas.

“Eu não consigo falar em moda sem falar em desenvolvimento sustentável, ou em aquecimento global e tantos outros assuntos que estão intimamente relacionados à indústria têxtil. Roupa também tem a ver com agricultura, também tem a ver com transportes, também tem a ver com petróleo e com fontes de energia não renováveis. O curso ‘Costura & Upcycling’ tem o propósito de levar esses assuntos que são tão importantes, para pessoas que têm menos acesso a eles, e que são as que mais sofrem diretamente os impactos das mudanças climáticas”, declarou a designer Natália Borges .

.Sobre a URD - URD é um atelier de costura que, desde 2017, tem a proposta de incentivar o consumo consciente, estimular a cultura maker e aproximar as pessoas do fazer das próprias roupas.

Misturando saberes ancestrais, cultura contemporânea e tecnologia, oferece cursos, oficinas e serviços visando colaborar na construção de um novo ecossistema produtivo dentro da lógica da economia circular atuando em parceria com diversas instituições dentro e fora do estado, como o Festival Rec’n’Play, FabLab Recife, Festival Capibaribe, Movimento Mulheres Makers, Marco Pernambucano da Moda –NTCPE, Creche Escola Maria de Nazaré, Love Trash, Xegamiga; o Projeto Colmeia MAPS, na Bahia; e a Produtora Dois Vôos, do Rio de Janeiro

SERVIÇO:

Curso “Costura & Upcycling” (formação presencial)

Facilitadora: Natália Borges

Inscrições: link na bio do Instagram: @urd.rr

Vagas: limitadas (20 vagas em cada cidade)

Paulista

Datas: 15 a 19 de abril

Horário: 9h às 17h

Local: Sede da Cooperativa Mimo de Mulher

Endereço: Av. Dois, 100 - Maranguape II, Paulista - PE, 53422-070

Apoio: Cooperativa Mimo de Mulher

GRATUITO com certificado

Riacho das Almas

Datas: 22 a 26 de abril

Horário: 17h30 às 21h30

Local: Espaço Oportunidades

Endereço: R. Drº Manoel Borba - s/n - Riacho das Almas, PE, 55120-000

Apoio: Prefeitura de Riacho das Almas/ DaTerra Project

GRATUITO com certificado

Saiba quem a instrutora
Natália Borges, é costureira, consultora e designer com pós em Educação para Sustentabilidade e vem construindo sua trajetória estimulando a capacitação e valorização de profissionais de toda a cadeia têxtil e uma relação mais consciente com nossas roupas.

É idealizadora da Urd Atelier e suas capacitações abordam temas como sustentabilidade, economia circular, consumo consciente, além de conteúdo técnico em costura.

Utilizando a moda como mecanismo de desenvolvimento sustentável e educativo, já realizou oficinas em parceria com instituições em Recife, na Bahia e no Rio de Janeiro. Também é embaixadora do Slow Fashion Movement Brasil e embaixadora docente do Fashion Revolution Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: