Conservatório de Música celebra cultura chinesa
Evento gratuito no Conservatório Pernambucano de Música neste sábado (25) vai celebrar as relações diplomáticas entre Brasil e China
Escute essa reportagem
O Conservatório Pernambucano (CPM) de Música vai receber, neste sábado (25) o evento “Pernambuco celebra China” - em comemoração aos 50 anos de relações diplomáticas Brasil-China. A ação será realizada pelo Governo do Pernambuco - por meio da Secretara Estadual de Cultura, Secretaria da Assessoria especial à Governadora e relações Internacionais (Saespri), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), CPM e Instituto Confúcio (UPE) - com apoio Associação da Comunidade Chinesa Recife Brasil (ACCBR).
A ação trará apresentações de dança, música, artes marciais, artes visuais, além de uma feira com produtos típicos. E como a comemoração é realizada em Pernambuco, haverá música pernambucana na abertura e encerramento. O evento acontecerá das 14h às 18h, mas o portão do Conservatório estará aberto às 13h30.
“A cultura oriental é riquíssima, carregada de histórias e simbologias e Pernambuco mantém uma estreita relação de amizade e intercâmbio cultural com a comunidade chinesa. Somos o quarto estado com maior comunidade chinesa no País. Com essa ação, a Secretaria de Cultura de Pernambuco reforça a relação de amizade com a comunidade chinesa e aposta no encontro entre nossas culturas”, a Secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula.
“O ano de 2024 é emblemático para celebração de diversas relações diplomáticas do Brasil, e comemoramos nesse evento especificamente a China, que é a maior parceira comercial brasileira e o maior país de origem das importações pernambucanas. Temos em Pernambuco a maior comunidade chinesa do Nordeste, e temos também a representação oficial do governo, o Consulado Geral da China. A Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais tem trabalhado em parceria com o Consulado Geral, com a ACCRB e com o Instituto Confúcio da UPE para reavivar nossas relações, criar novas cooperações e aproveitar as oportunidades e sinergias que já temos”, pontua a Secretária Executiva de Relações Internacionais de Pernambuco, Rayane Aguiar.
Além de encontrar a feira de produtos típicos, na parte externa do conservatório, os visitantes poderão assistir performances de Kung Fu, dança solo, canto solo e em coral e exibição e instrumentos chineses. Já na parte interna da casa, será possível assistir à palestra “Mitologias da Antiguidade Asiática: A fênix Chinesa” e ver uma exibição de artes visuais. Pra quem tem interesse em aprender sobre a escrita chinesa, haverá um curso de caligrafia, com 20 vagas disponíveis. As inscrições serão feitas no dia do evento.
“O Instituto Confúcio da UPE fica honrado em participar de um evento que celebra a amizade e parceria entre China e Pernambuco. Como principal instituição promotora da língua e cultura chinesa no estado, acreditamos que um evento como este contribui para reforçar a integração entre as duas culturas e permite ao povo pernambucano aprender mais sobre a riqueza e a diversidade da cultura chinesa e seu povo”, afirma diretor de relações internacionais da Universidade de Pernambuco, Igor Lapsky.
Confira a programação completa abaixo:
Serviço:
Pernambuco celebra China Conservatório Pernambucano de Música Av. João de Barros, 594 – Santo Amaro 14h às 18h
Programação Pernambuco Celebra China
14h
· Solenidade de abertura
· Oscar Ping – musicista do instrumento erhu
· Trio CPM – Jefferson Cupertino (baixo), Júlio César (sanfona), Roberto Silva (sax)
· Apresentações culturais chinesas:
- Dança solo – Profª Siyu
- Dança em grupo – Profª Maria Clara
- Pintura Chinesa – Pedro Liuca
- Caligrafia Chinesa – Profª Jiahui
14h – 18h
·Feira de produtos chineses 15h
·Grupo de dança Instituto Confúcio
·Kung Fu – Prof. Fábio Shaolin
·Canto solo – Prof. Antônio
·Coral de música chinesa
·Grupo Confluir (CPM) 15h45 – 16h15
·Palestra Mitologias da Antiguidade Asitática: A fênix chinesa Prof. Xu Kerou – Instituto Cunfúcio UPE
16h – 17h
·Workshop de Caligrafia Tradicional Chinesa – 20 vagas 16h – 18h
·Exposição de instrumentos Chineses
Comentários