Confira a lista dos municípios de Pernambuco que receberão a vacina contra dengue
Vacinação chegará às cidades após ampliação de estratégia do Ministério da Saúde
Escute essa reportagem
Dezenove municípios de Pernambuco e o Distrito de Fernando de Noronha foram incluídos pelo Ministério da Saúde na estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue.
A notícia veio em bom momento. Os dados da Secretaria de Saúde estadual apontam 12.623 casos prováveis de dengue (casos confirmados + casos em investigação), tendo, até o momento, 827 confirmados.
A porcentagem de casos prováveis, em comparação ao mesmo período de 2023, é 522,7% superior. Estas informações abragem do dia 31 de dezembro de 2023 a 23 de março de 2024.
Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde incluem cidades com alta transmissão nos últimos e população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pela pasta da saúde. Ao ser procurada pela Tribuna Online, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou os municípios.
Veja, abaixo, as cidades* que vão receber doses de vacina.
- Abreu e Lima
- Araçoiaba
- Cabo de Santo Agostinho
- Camaragibe
- Chã de Alegria
- Chã Grande
- Fernando de Noronha (Distrito)
- Glória do Goitá
- Igarassu
- Ilha de Itamaracá
- Ipojuca
- Itapissuma
- Jaboatão dos Guararapes
- Moreno
- Olinda
- Paulista
- Pombos
- Recife
- São Lourenço da Mata
- Vitória de Santo Antão
Público-alvo da vacina são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Segundo a Secretaria de Saúde estadual, a nota técnica do MS determina que o envio dos imunizantes seja realizado no mês de abril, mas ainda não foram definidas as datas e a divisão das quantidades. O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
O Programa Estadual de Imunizações de Pernambuco (PEI-PE) está em contato com o Ministério da Saúde para acompanhar a chegada da vacina contra a dengue. Ainda na primeira semana de abril, o PEI-PE realizará reuniões com os representantes dos municípios que receberão o imunizante.
“Seguiremos no aguardo de novas notas técnicas que vão orientar o trabalho logístico para a chegada das vacinas em nosso estado. A gente espera realizar um amplo trabalho de parceria com todas as equipes dessas cidades e estamos engajados em conscientizar cada vez mais a população sobre a importância da imunização na prevenção de doenças”, destaca a superintendente do PEI-PE, Jeane Tavares Torres.
Comentários