Compesa inicia reparo de adutora rompida em Afogados; 30 bairros afetados
Obras estão sendo realizadas por conta de serviço realizado pela PCR, que rompeu a rede de abastecimento
Escute essa reportagem
A Compesa concluiu, nesta quarta-feira (15), o diagnóstico necessário para o reparo da adutora de grande porte, com 1.200 mm de diâmetro, que foi rompida na terça-feira (14) na Rua Augusto Wanderley Filho, no bairro de Afogados, Recife. O incidente ocorreu durante a instalação de estacas por uma máquina a serviço da prefeitura, causando um furo na tubulação. Ao todo, mais de 320 mil pessoas foram prejudicadas. Trinta bairros terão o abastecimento suspenso.
O diâmetro rompido de 1.200 mm equivale a 1,2 metro, ou seja, aproximadamente o comprimento de uma porta padrão residencial de largura. Essa medida representa a largura total da adutora de um lado ao outro, mostrando como foi grande o estrago. A adutora de Afogados é uma das principais responsáveis pelo abastecimento da capital.
Segundo a companhia, foi necessária a fabricação de uma peça específica para o tipo e diâmetro da adutora, que já foi entregue pelo fornecedor.
Os trabalhos de conserto começaram às 19h desta quarta-feira (15), com previsão de término até as 6h de quinta-feira (16). A Compesa reforçou as equipes para garantir maior agilidade na execução.
Durante os reparos, o abastecimento de água será suspenso nas localidades atendidas pela adutora. Entre os bairros afetados estão:
Aflitos
Afogados
Bongi
Boa Vista
Cabanga
Coelhos
Cordeiro
Derby
Espinheiro
Graças
Ilha de Joana Bezerra
Ilha do Leite
Ilha do Retiro
Jiquiá
Madalena
Mangueira
Mustardinha
Paissandu
Prado
Recife Antigo
Rosarinho
San Martin
Santo Amaro
Santo Antônio
São José
Soledade
Torre
Torrões
Zumbi
Para minimizar os impactos no abastecimento, a Compesa realizou um reparo emergencial que permitiu o funcionamento parcial da adutora com pressão reduzida, garantindo que a água chegasse a algumas áreas.
No entanto, para a execução dos trabalhos desta noite, o sistema será novamente interrompido até a finalização do serviço.
Assim que os reparos forem concluídos, a operação da adutora será retomada, e o fornecimento de água será regularizado gradativamente. A Compesa orienta os moradores das áreas afetadas a economizarem água durante o período de interrupção.
Prefeitura do Recife explica acidente que rompeu adutora em Afogados
A Prefeitura do Recife se pronunciou sobre o rompimento da adutora de grande porte ocorrido na Rua Augusto Wanderley Filho, no bairro de Afogados, na última terça-feira (14). Segundo nota oficial, o acidente aconteceu durante a obra de fundação de um novo equipamento municipal.
De acordo com a gestão municipal, antes do início das intervenções, foi solicitada à Compesa a planta hidráulica da região. A estatal teria aprovado as intervenções planejadas pela prefeitura. Contudo, a execução dos trabalhos resultou em uma perfuração acidental na tubulação hidráulica, que possui 1.200 mm de diâmetro.
A prefeitura não detalhou se haverá revisão nos procedimentos adotados em futuras obras para evitar novos incidentes.
Comentários