Como fica o Parque da Jaqueira após os primeiros investimentos da concessionária
Área ganha novas instalações públicas e tem confirmada a futura implantação de dois restaurantes
O Parque da Jaqueira, um dos principais pulmões verdes da Zona Norte do Recife, passa por uma nova fase de revitalização. A concessionária Viva do Brasil, responsável pela gestão do espaço, iniciou nesta semana um conjunto de obras que pretende diversificar o uso do parque, com foco em novas modalidades esportivas e áreas de convivência. A concessão de parques públicos à iniciativa privada pela Prefeitura do Recife foi alvo de desconfiança pelas mudanças que poderiam acontecer em relação ao uso dos parques
Segundo a empresa administradora, o projeto das novas áreas no Parque da Jaqueira busca atrair novos perfis de frequentadores, especialmente o público entre 13 e 21 anos. Entre as novidades, está a construção de duas quadras de basquete 3x3 e uma quadra de areia.
Novas estruturas e convivência
A intervenção, que deve ser entregue em abril, segundo a empresa, contempla uma requalificação ampla da infraestrutura. O cronograma inclui implantação de um anfiteatro, novos jardins, linha de slackline e áreas para piquenique com mesas e bancos, além da construção de dois restaurantes e banheiros adicionais.
Haverá ainda reforma do parque infantil, com brinquedos voltados para a faixa etária de 4 a 13 anos. As obras ocorrem em áreas isoladas por tapumes. Segundo a concessionária, a operação foi planejada para minimizar o impacto na rotina dos usuários, contando com reforço na sinalização e na segurança interna.
Balanço da concessão
Desde o início da concessão pública, em março de 2025, o Parque da Jaqueira já recebeu cerca de R$ 5 milhões em investimentos, segundo a concessionária. O montante viabilizou melhorias na zeladoria, como a instalação de iluminação solar, sistema de videomonitoramento e a entrega de uma pista de pump track para modalidades sobre rodas (skate, patins e bicicleta). "As intervenções buscam oferecer novas experiências em diálogo com a identidade do parque e a relação de pertencimento dos frequentadores", informou a Viva do Brasil em nota.
Expansão no Parque Santana
O investimento em esportes urbanos também alcança o Parque Santana, outra área pública da Zona Norte da Capital. A concessionária finalizou o retrofit da pista de BMX e deve instalar, na próxima semana, o gate challenger. O equipamento elevará o local ao status de pista oficial, apta para competições e treinos profissionais de alto rendimento.
Comentários