Começa processo de efetivação de matrículas para as escolas públicas estaduais
Estudantes e responsáveis têm até 16 de janeiro para comparecer às unidades escolares e garantir a vaga
Teve início nesta segunda-feira (5) o período de efetivação das matrículas para os novos alunos da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. O procedimento, que é a etapa final para garantir a vaga no ano letivo de 2026, deve ser realizado obrigatoriamente de forma presencial na escola selecionada durante o cadastro on-line. O prazo encerra-se no dia 16 de janeiro.
Para consolidar a matrícula, os pais, responsáveis ou o próprio estudante (caso seja maior de 18 anos) devem apresentar um conjunto de documentos originais e cópias. A ausência de qualquer item pode comprometer a confirmação da vaga.
Documentação exigida
Número de inscrição do Cadastro 2026;
Certidão de Nascimento;
Histórico Escolar original ou declaração oficial da última escola;
CPF e comprovante de residência (com CEP);
Carteira de vacinação e comprovante de tipo sanguíneo (Fator RH);
Uma foto 3x4 recente.
Oferta de vagas e distribuição geográfica
O Governo do Estado disponibilizou um total de 174.675 novas vagas. Do montante geral, mais de 114 mil foram preenchidas por estudantes vindos das redes municipais em um processo de transição realizado no semestre passado.
Nesta fase atual, restam 60.283 vagas disponíveis, distribuídas da seguinte forma:
Recife: 8.291 vagas;
Região Metropolitana (exceto capital): 11.874 vagas;
Interior (Zona da Mata, Agreste e Sertão): 40.118 vagas.
Quanto às modalidades, o estado oferece 16.958 postos para os anos finais do Ensino Fundamental e 43.325 para o Ensino Médio e EJA. Um destaque relevante é a oferta de 29.487 vagas em Escolas de Tempo Integral, sendo a maior parte delas (20,5 mil) concentrada no interior do estado.
Renovação e exceções
Os cerca de 336 mil alunos que já compõem a rede pública estadual não precisam se preocupar com esta etapa, pois tiveram a renovação automática realizada via sistema interno. As Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não fazem parte deste cronograma, uma vez que possuem editais e processos seletivos próprios para ingresso.
Próximas etapas
As vagas que não forem confirmadas presencialmente até o dia 16 serão consideradas remanescentes. Elas retornarão ao sistema para uma segunda rodada de inscrições, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de janeiro.
Comentários