Começa a gincana “Eletrônico Não É Lixo” para escolas públicas e particulares
As inscrições estão abertas, e as cinco instituições que arrecadarem mais recicláveis ganharão computadores

A REEECicle, empresa especializada em reciclagem e logística reversa, está promovendo a gincana "Eletrônico Não é Lixo", destinada a escolas públicas e particulares. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (8) na Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Avenida Norte, Recife. O evento, que está com inscrições abertas, combina competição saudável com educação ambiental, incentivando os alunos a proteger o planeta enquanto arrecadam materiais eletrônicos.
As escolas participantes terão até o fim de novembro para se mobilizar e arrecadar o maior número de material. Todos os participantes receberão um PEV (Ponto de entrega voluntária), que ficará dentro da escola. Ao final da gincana quem arrecadar mais eletrônico por quilo será premiado com computadores remanufaturados. “Caso a escola já tenha computadores ela pode escolher uma instituição para que o prêmio seja doado”, explica Sávio França, diretor da REEEcicle.
A escola classificada em primeiro lugar receberá 10 computadores; o segundo lugar, cinco; o terceiro, três; e o quarto e quinto lugares, um computador cada.
As unidades de ensino também terão um dia exclusivo com ações sobre educação ambiental promovidas pelo REEECicle. “Elas conhecerão o Museu de Eletrônicos e participarão de dinâmicas socioeducativas, oficinas e rodas de conversa, além da distribuição de cartilhas e exibição de vídeos sobre o tema”, pontua França.
DESTINO DO MATERIAL RECOLHIDO
O material arrecadado será encaminhado para reciclagem adequada. Vale lembrar que, quando um eletrônico é descartado corretamente, há um enorme impacto positivo para o meio ambiente: economia de água, redução de gases que causam efeito estufa e reciclagem de alumínio e metais pesados. No ano passado, mais de 70 toneladas de materiais foram arrecadadas pelas escolas participantes. Para se inscrever, basta acessar o edital no site: https://www.reeecicle.com/.
O que pode ser descartado: equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores, tablets, televisores, geladeiras, pilhas e componentes internos como baterias e cabos. Estes materiais contêm substâncias tóxicas, como chumbo e mercúrio, que podem causar danos ao meio ambiente e à saúde se não forem descartados corretamente.
Comentários