Cidade com menor taxa de homicídios da RMR aposta na mobilização social pela paz
A iniciativa coletiva, que parte da Praça do Coreto, às 8h, reforça o compromisso da cidade com políticas públicas de direitos humanos
Em um esforço contínuo para consolidar a cultura de paz e a valorização da vida, o município do Paulista realiza na próxima terça-feira (11) a Caminhada Unificada da Paz e pela Vida. A iniciativa coletiva, que parte da Praça do Coreto, no Parque Aurora, às 8h, reforça o compromisso da cidade com políticas públicas de direitos humanos.
A mobilização ganha destaque em um cenário regional complexo, onde o Paulista se sobressai de forma positiva. Segundo os dados mais recentes, o município ostenta a menor taxa proporcional de Mortes Violentas Intencionais (MVI) da Região Metropolitana do Recife (RMR), ocupando o 14º lugar no ranking de crimes contra a vida por 100 mil habitantes na área metropolitana.
Veja também a coluna Pernambuco que encanta: Paulista volta a ser notícia — desta vez, pelas razões certas
O cálculo proporcional foi feito pelo Tribuna Online PE com base na estimativa da população para o ano de 2025 do IBGE e das estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social, que pegam os meses de janeiro a outubro.
Enquanto municípios como Itamacará, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata registram os índices mais negativos, a Caminhada simboliza a estratégia do Paulista em desenvolver ações conjuntas de prevenção e promoção de direitos.
União por um Paulista mais justo
O evento é coordenado pela Gerência de Apoio Discente Articulação Comunitária da Secretaria de Educação e Esportes, em parceria com o Governo do Estado, e congrega um leque de órgãos públicos e instituições da sociedade civil.
A união busca reforçar a convivência pacífica, o respeito às diferenças e a construção de uma cidade mais justa e acolhedora.
Entre as instituições participantes estão:
Governo de Pernambuco: Núcleo Estadual de Prevenção Social e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência.
Secretarias Municipais: Desenvolvimento Social, Educação e Esportes, Saúde, Executiva da Mulher e Segurança Cidadã.
Forças de Segurança e Conselhos: 17º Batalhão da Polícia Militar e Conselhos Municipais (Assistência Social, Pessoa Idosa, Igualdade Racial, Inclusão da Pessoa com Deficiência) e Conselho Tutelar.
Instituições de Ensino: UNINASSAU/Paulista, IFPE Campus Paulista e Creche Escola Maria de Nazaré.
A Caminhada Unificada da Paz e pela Vida demonstra o empenho do poder público e da sociedade local em manter e aprimorar os indicadores positivos alcançados na segurança, incentivando a valorização da vida em todas as esferas.
Veja o ranking da violência dos municípios da RMR
1º Ilha de Itamaracá: 70,15 mortes por 100 mil habitantes
2º Cabo de Santo Agostinho: 54,57 mortes por 100 mil habitantes
3º Moreno: 53,77 mortes por 100 mil habitantes
4º São Lourenço da Mata: 49,05 mortes por 100 mil habitantes
5º Araçoiaba: 45,01 mortes por 100 mil habitantes
6º Itapissuma: 37,08 mortes por 100 mil habitantes
7º Camaragibe: 35,87 mortes por 100 mil habitantes
8º Ipojuca: 32,85 mortes por 100 mil habitantes
9º Recife: 29,34 mortes por 100 mil habitantes
10º Igarassu: 29,26 mortes por 100 mil habitantes
11º Jaboatão dos Guararapes: 28,06 mortes por 100 mil habitantes
12º Olinda: 27,69 mortes por 100 mil habitantes
13º Abreu e Lima: 26,86 mortes por 100 mil habitantes
14º Paulista: 22,45 mortes por 100 mil habitantes
Comentários