Camaragibe será beneficiado com mais ônibus e tarifa única para passageiros
Transporte urbano da cidade será integrado ao Grande Recife Consórcio de Transporte
Escute essa reportagem
Em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (5), no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), assinaram o contrato que integra o transporte urbano da cidade ao Grande Recife Consórcio de Transporte (CTM).
A partir da próxima segunda-feira (10), a medida beneficiará os moradores com a ampliação do atendimento de quatro linhas de ônibus e a implementação da tarifa única.
Mais linhas e tarifa única para a população
Com a integração ao CTM, as linhas 2477 (Santa Terezinha/TI Camaragibe), 2478 (Santana/TI Camaragibe), 2466 (Vera Cruz/TI Camaragibe) e 2467 (Chã De Cruz/TI Camaragibe) passarão a atender a novas áreas do município, beneficiando comunidades que antes não tinham acesso ao transporte público.
Além disso, os passageiros de Camaragibe terão acesso à tarifa única do Grande Recife, que custa R$ 4,10 dentro da cidade. Isso significa que, com um único bilhete, os usuários poderão se deslocar de Camaragibe para o Cabo de Santo Agostinho ou até o metrô, sem precisar pagar tarifas adicionais.
Um passo importante para a mobilidade urbana
A governadora Raquel Lyra destacou a importância da integração para a melhoria da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife.
"A partir da tarifa única, as pessoas vão se deslocar de Camaragibe até o Cabo de Santo Agostinho ou até o metrô, pagando apenas essa tarifa. Assim, garantimos mais qualidade do sistema, e um melhor atendimento da população de maneira mais digna", afirmou a governadora.
A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz, também comemorou a assinatura do contrato.
"O transporte municipal estava apresentando muitos problemas. Então, a partir da articulação com o Consórcio Grande Recife, nós entramos no sistema metropolitano e achamos que será um grande benefício, porque além de incorporar as linhas metropolitanas, o passageiro vai ter direito ao bilhete único que é fundamental", disse Nadegi.
Ampliação das ações para a melhoria do transporte
A integração de Camaragibe ao CTM é um passo importante nos esforços do Governo do Estado e do CTM para a melhoria do transporte metropolitano no Grande Recife.
De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, após a criação do Consórcio, há 15 anos, esta é a primeira vez que um município da Região Metropolitana integra o órgão.
“Essa iniciativa permitirá que o Consórcio amplie suas ações dentro da cidade, podendo atender várias comunidades que hoje não têm acesso ao transporte público”, pontuou o secretário.
Segundo o diretor-presidente do Grande Recife, Matheus Freitas, também haverá a criação de novas linhas que darão mais comodidade à população. “Ainda neste mês, outras novas linhas passarão a alimentar o sistema metropolitano, adequando-se às necessidades de trânsito e transporte do usuário do município”, ressaltou o gestor.
Comentários