Cais da Vila Vintém é inaugurado na Zona Norte do Recife
Projeto de urbanização compõe mais um trecho do Parque Capibaribe
Escute essa reportagem
A população do Recife ganhou, neste sábado (27), um novo espaço público ao ar livre, com a inauguração do Cais da Vila Vintém, ao lado do Rio Capibaribe. O espaço conta com mobiliários novos, áreas de contemplação e convivência, arquibancada em três níveis com estrutura de anfiteatro para usos diversos e um píer que avança sobre o rio e torna o local um novo ponto para passeios de barco.
O Cais da Vila Vintém fica localizado entre os bairros da Jaqueira e Casa Forte, em área próxima ao Museu Murillo La Greca e da Ponte do Vintém.
O evento de inauguração contou com as presenças do prefeito do Recife, João Campos; da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Asher Lessels.
O projeto de urbanização, é mais um trecho do Parque Capibaribe, que se soma ao Jardim do Baobá, à Praça Otávio de Freitas, ao Parque das Graças e ao Cais do Caiara.
Elementos presentes no Rio Capibaribe e no mangue foram parte essencial do conceito aplicado no Cais da Vila Vintém. Além da arte nos pilares e do caranguejo no anfiteatro, há o Marco Mangue e o escorrego jacaré, que estimulam a criatividade e a exploração dos espaços pelas crianças.
Parque Capibaribe
O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km.
O projeto revoluciona a forma como as pessoas vivem a cidade ao conectá-las novamente com as águas do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade.
O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana, que é executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e integrado pelo Projeto CITInova - Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Comentários