X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ação social leva prevenção do câncer de mama para comunidades carentes da Zona Sul

Nesta quarta-feira (30), cerca de 90 mulheres pré-cadastradas receberão atendimento de saúde gratuito


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ação social leva prevenção do câncer de mama para comunidades carentes da Zona Sul
|  Foto: Divulgação

No encerramento do Outubro Rosa, o Instituto JCPM e o Centro Diagnóstico Lucilo Ávila oferecem serviços de saúde gratuitos para moradoras de comunidades da Zona Sul do Recife. Nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, na sede do IJCPM, no Pina, 90 mulheres pré-cadastradas receberão atendimento clínico para prevenção e diagnóstico de câncer de mama.

Entre as participantes estão marisqueiras e integrantes de famílias em situação de vulnerabilidade social no Pina e Brasília Teimosa. “No território onde atuamos, priorizamos um perfil de público com menos acesso a serviços de saúde, seja por dificuldade de agendamento nas unidades públicas ou por falta de informação. A partir desse critério, realizamos uma busca ativa para o cadastramento”, explica a gerente do IJCPM, Fábia Siqueira.

As participantes serão recepcionadas com um café da manhã. Um bingo será realizado para entreter as pacientes enquanto elas aguardam a consulta. Haverá distribuição de brindes com vale-compras de serviços de beleza de empreendedoras da própria comunidade, como manicure, cortes e penteados.

Durante o atendimento feito pela equipe médica, será analisada a necessidade de fazer um rastreamento mais detalhado.

“Caso a mulher tenha 40 anos ou mais e não tenha feito mamografia no último ano, ou se nela for encontrado algum achado clínico, como nódulo palpável, iremos encaminhá-la a uma das unidades da nossa clínica para fazer, de forma gratuita, o exame de imagem mais apropriado, seja ultrassonografia ou uma mamografia”, explica a radiologista Mirela Ávila, Diretora Médica do Centro Diagnóstico Lucilo Ávila.

CAMINHADA

Na quinta-feira (31) pela manhã, o IJCPM promove uma caminhada pelos bairros do Pina e de Brasília Teimosa para conscientizar as mulheres dessas comunidades sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de próstata, unindo as bandeiras do Outubro Rosa e Novembro Azul.

A concentração será às 8h, na Rua Abreu Albano, ao lado do estacionamento do RioMar Recife, e reunirá grupos comunitários, como o Bem-Viver, do IJCPM, com pessoas 60+ que se encontram semanalmente para atividades físicas e outras práticas de bem-estar, e as Sereias Teimosas, grupo cultural de cirandeiras da região.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: