A arte do tapete: 15ª Feira celebra a maior produtora de tapeçarias do Nordeste
O evento, promovido pela Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (ASTALC), faz parte do calendário turístico do município e do Estado
Escute essa reportagem
Reconhecido como o maior produtor de tapetes do Nordeste, o município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata Pernambucana, sedia a 15ª edição da Feira do Tapete e Artesanato (Fetalc), de 26 a 29 de setembro de 2024.
O evento, promovido pela Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (ASTALC), faz parte do calendário turístico do município e do Estado, sendo a única feira da região a reunir uma vasta rede de entidades, artesãos, prefeituras e programas sociais, com destaque para a qualidade e diversidade artesanal apresentada.
Com 35 anos de história, a Associação das Tapeceiras realiza o evento há 15 anos, e esta edição contará com a participação de mais de 200 artesãos de Lagoa do Carro e outras regiões de Pernambuco.
O palco das exposições será a Praça Manoel Barbosa, no centro da cidade. O Estado do Espírito Santo será o grande homenageado da feira, ao lado do Mestre Artesão Juão de Fibra, de Goiás.
Participarão ainda artesãos de renome como Tânia Lima, do Distrito Federal, e representantes da Federação dos Artesãos da Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.
As Salas de Oficinas também trarão um tributo especial às tapeceiras Marli Ribeiro e Marisete, que atuarão como mestras das atividades, em reconhecimento à sua contribuição para a preservação da identidade cultural de Lagoa do Carro, especialmente no campo da tapeçaria.
TRADIÇÃO - Localizado a 60 km do Recife, o município de Lagoa do Carro, na Zona da Mata de Pernambuco, é conhecido nacionalmente como a “Terra do Tapete” e a “Capital da Tapeçaria” no Nordeste.
Com uma forte tradição artesanal, a tapeçaria é uma das principais fontes de renda da cidade, onde mais de mil artesãs trabalham, seja por meio da Associação de Tapeceiras de Lagoa do Carro (ASTALC), em suas próprias casas ou em fábricas locais.
A tapeçaria chegou ao município em 1975, trazida pela artesã Terezinha Lira. De acordo com dados da ASTALC, essa produção movimenta mais de R$ 150 mil por ano. No entanto, o setor enfrenta desafios, como a falta de incentivo e a desvalorização do trabalho artesanal.
“Uma das dificuldades é garantir a continuidade dessa tradição. Muitas filhas de tapeceiras não querem seguir o ofício, seja por falta de incentivo familiar ou pelo pouco apoio dos órgãos públicos. Estamos trabalhando para preservar esse saber por meio do projeto ‘Lagoa do Conhece Lagoa’, em parceria com a Prefeitura”, explica Risolange Rodrigues, presidente da ASTALC e secretária de Turismo de Lagoa do Carro.
Isabel Gonçalves, fundadora da ASTALC, destaca o empoderamento das mulheres artesãs, mas ressalta que muitas ainda dependem de intermediários devido à falta de comercialização direta de seus produtos.
“Cerca de 350 artesãos da região e de outros estados do Nordeste, reunidos na Feira do Tapete e Artesanato (FETALC), enfrentam o desafio de continuar fortalecendo Lagoa do Carro como um polo sustentável de promoção do artesanato, da cultura popular e do turismo criativo. Nossa cidade já foi várias vezes premiada nessa área”, afirma Isabel.
Mais de mil artesãs trabalham na tapeçaria
A cidade tem na tapeçaria uma grande fonte de renda. Mais de mil artesãs trabalham na tapeçaria, seja através da Associação, em seus lares ou em fábricas da região.
A arte da tapeçaria chegou a Lagoa do Carro através da artesã e tapeceira Terezinha Lira, na década de 70, precisamente em 1975. Segundo dados da ASTALC, a tapeçaria movimenta mais de R$ 150.00 mil reais ao ano.
A produção artesanal, entretanto, sofre com a desvalorização. “Uma dificuldade é a continuidade do saber fazer. Muitas filhas de tapeceiras não querem mais continuar este legado porque falta incentivo por vezes da própria mãe/tapeceira e porque os Órgãos públicos pouco tem investido nesta área. Enquanto município, estamos trabalhando o saber fazer através do Projeto Lagoa do Conhece Lagoa, onde há parceria entre Prefeitura Municipal e ASTALC", explica Risolange Rodrigues, presidente da Associação de Tapeceiras e Secretária de Turismo de Lagoa do Carro.
Isabel Gonçalves, a precursora da fundação da ASTALC, frisa que as mulheres conquistaram o empoderamento, mas ainda há artesãs que trabalham para atravessadores pela falta de comercialização.
"Cerca de 350 artífices da região, do Estado e do Nordeste que estão reunidos na FETALC contribuem para o desafio de continuar construindo em Lagoa do Carro um pólo sustentável de promoção do Artesanato, de Cultura Popular e Turismo Criativo na Mata Norte. Já que nossa cidade já foi várias vezes premiadas na área do Turismo Criativo".
Oficinas, palestras e programação cultural
Além da comercialização de produtos, a FETALC também oferece gratuitamente ao público oficinas de artesanato nas seguintes modalidades: Tenerife, Tricô, Tapeçaria, Cestaria, Macramê, Crochê, Reciclado com guirlanda e árvore de Natal, Flores com escama de peixe, Escultura em talha de madeira, Fibras naturais e Biojoias.
As oficinas acontecerão durante os dias da feira, sempre no horário das 15h as 19h, no Espaço para Oficinas dentro da Feira, localizado na Praça Manoel Barbosa. As turmas tem capacidade para 15 alunos em cada oficina.
As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail [email protected]. Caso haja vagas, os interessados também podem fazer a inscrição nos dias do evento, na Sala coordenação da feira situada na Praça Manoel Barbosa s/nº, Centro.
SERVIÇO
15ª edição da Feira do Tapete e Artesanato movimenta economia e turismo em Lagoa do Carro
Data e horário: 26, 27, 28 e 29 de setembro de 2024, com abertura oficial no dia 26/09, às 19h;
27/09 e 28/09 das 15h às 22h; 29/09 das 9h às 15h.
Onde: Praça Manoel Barbosa, em Lagoa do Carro - PE
PROGRAMAÇÃO
ESPAÇO LITERÁRIO 27/09
OFICINA / LOCAL / FACILITADORES:
De 16h às 17h30h Encontro Literário/Sarau, Recital, Roda de diálogo, Troca e
venda de livros Local: PALCO TEATRO SESC Escritoras: Daianny Andrade,
Shirlaine Santos, Evaristo Bernardo e Tatiane Nascimento, Clube Literário Baobá.
De 18h às 22h Troca e venda de livros/ Local: Estande dentro Feira de Artesanato
Facilitadoras: Daianny Andrade, Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento
28/09
OFICINA / LOCAL / FACILITADORES:
De 16h às 17h Oficina de Escrita Criativa Local: Sala de Oficina Tapeçaria Marli
Ribeiro Facilitadoras: Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento
De 18h às 22h Recital, Troca e venda de livros Local: Estande dentro Feira de
Artesanato Facilitadoras: Daianny Andrade, Shirlaine Santos e Tatiane Nascimento
PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR
PALCO TEATRO SESC
26/09
19h30 - Grupo Tupã
20h30 - Forró na Guela
PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR
PALCO TEATRO SESC
27/09
16h - Encontro Literário/Sarau - Escritoras Locais, UCEA, Evaristo Berardo, Alunos
da rede pública.
17h - Grupo de Chorinho Infantil
19h - Escola de Música Encantos da
Lagoa
19h30 - Mamulengo Nova Geração
PROGRAMAÇÃO CULTURA POPULAR
PALCO TEATRO SESC
28/09
16h - Concurso Tapeçaria (O tapete mais original e a Tapeceira mais rápida)
17h Grupo de Pífano Mestre Vitalino
18h30 - Caboclinho Sete Flechas
19h30 - Som da Mata
ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 26/09
OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 19h às 22h Atividade Circense Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares.
ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 27/09
OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 15h às 17h Contação de História, Oficina de Tapeçaria com Tear e Recreação
Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Fernanda Lima
19h às 21h Oficina de Brinquedo Sustentável e Atividade Circense Local: Praça
Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares
ESPAÇO CRIANÇADA
DIA 28/09
OFICINA / LOCAL / OFICINEIROS(AS):
De 15h às 17h Contação de história, Oficina de tapeçaria com Tear e Recreação
Local: Praça Manoel Barbosa Oficineiro(a): Fernanda Lima
De 19h às 21h Oficina de Brinquedo Sustentável e Atividade Circense Local: Praça
Manoel Barbosa Oficineiro(a): Josenildo Soares.
Comentários