37ª Refeno largará neste sábado (19) com 94 embarcações no Marco Zero
Largada acontece no Marco Zero a partir das 11h30, com 700 velejadores de 13 estados e três países em travessia de 300 milhas náuticas
A 37ª Regata Internacional Recife–Fernando de Noronha (Refeno) largará neste sábado (19) do Marco Zero com 94 embarcações representantes de 13 estados brasileiros e três países estrangeiros. A travessia oceânica de aproximadamente 300 milhas náuticas reunirá cerca de 700 velejadores em uma das principais provas de vela oceânica do país.
A janela oficial de largada será das 11h30 às 14h30, com partida prevista para as 12h. Considerada a maior regata oceânica da América Latina, a Refeno reúne barcos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Goiás, Paraíba, Sergipe e Piauí, além de embarcações da Argentina, Portugal e Estados Unidos.
Programação cultural no Marco Zero
A largada será acompanhada por uma programação cultural aberta ao público a partir das 9h. A Avenida Rio Branco recebe a apresentação "Hélio e o vento do mar", de Cleyton Cabral, entre 9h e 10h. Entre 11h e 14h, o público poderá acompanhar o desfile dos Bonecos Gigantes, a apresentação da Escola de Samba Gigante do Samba e a participação da Banda da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco.
Outra novidade deste ano é a criação, pela primeira vez, de um Camarote Acessibilidade no Marco Zero. O espaço ficará em frente ao letreiro Recife e funcionará das 11h às 14h, oferecendo uma área destinada ao acompanhamento da largada por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também haverá o Camarote Oficial da Refeno e o Camarote Rock Ribes, que funcionará das 11h às 16h.
Adrenalina Pura busca 11ª Fita Azul
No mar, um dos principais focos da disputa estará na briga pela Fita Azul, troféu entregue ao primeiro barco a chegar a Fernando de Noronha. O atual campeão é o Adrenalina Pura, maior vencedor da história da Refeno, que conquistou a Fita Azul em dez participações: 2000, 2001, 2002, 2005, 2006, 2007, 2008, 2023, 2024 e 2025.
Em 2007, o catamarã pernambucano estabeleceu o recorde absoluto da prova, com 14h34min54s. Na edição de 2025, completou a travessia em 17h47min46s, o quarto melhor tempo da história da competição. Em 2026, o barco volta em busca da 11ª Fita Azul.
A disputa ganha um novo personagem com a estreia do Orion Racing Brasil, que leva para a Refeno um trimarã oceânico construído em fibra de carbono. A embarcação, que veio dos Estados Unidos, faz sua primeira participação na regata e chega para disputar diretamente a Fita Azul com o atual campeão.
Além da disputa pela chegada mais rápida a Noronha, a edição deste ano estreia a Fita Dourada, premiação destinada ao primeiro barco monocasco a cruzar a linha de chegada, criando uma disputa específica entre os monocascos.
Quatro estrelas do esporte embarcam no Algo Mais
O veleiro pernambucano Algo Mais terá a bordo quatro nomes de destaque do esporte brasileiro: Pâmela Rosa, um dos grandes nomes do skate brasileiro; Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância; Richarlyson, com trajetória no futebol e passagem pela Seleção Brasileira; e André Brasil, multicampeão paralímpico e mundial na natação.
Para os quatro, a travessia representa uma experiência diferente das modalidades em que construíram suas carreiras. Embarcados no Algo Mais, eles vão enfrentar cerca de 300 milhas náuticas entre Recife e Fernando de Noronha, acompanhados pelo Esporte Espetacular, em uma parceria entre Cabanga, Refeno e Globo.
Ações sociais e ambientais
As ações sociais e ambientais integram a programação da regata no Recife e em Fernando de Noronha. Entre as iniciativas realizadas estão o Refeno Para Todos, que levou mais de 70 crianças com diferentes tipos de deficiência e seus responsáveis para conhecer embarcações e navegar pela Bacia do Pina; ações de educação ambiental com estudantes da rede pública; e o plantio de mudas no manguezal do Cabanga.
Em Fernando de Noronha, a programação inclui ações de saúde, atendimento social e jurídico, atividades ambientais, ações veterinárias e o Refeninho, que aproxima crianças e jovens do arquipélago da vela e do universo da regata.
Festa de chegada em Fernando de Noronha
A chegada dos velejadores terá uma novidade importante nesta edição. Na segunda-feira (21), a Praça do Mergulhão, no Porto Santo Antônio, recebe uma festa aberta ao público para celebrar a chegada da Refeno e a relação construída entre a regata e a comunidade de Fernando de Noronha.
A programação começa às 17h e segue até a meia-noite, com apresentações de DJ Flávia Pessoa; Mulheres que Bailam e Maracatu Nação Noronha – Ponto de Cultura e Memória Dona Nanete; Nego Noronha; Digão, dos Raimundos; e Sony Bass. A premiação da 37ª Refeno será realizada no dia 23 de setembro, no Museu do Tubarão.
Comentários