Maratona de frevo: Olinda ferve com blocos tradicionais e baterias nesta terça
Pitombeira, Eu Acho é Pouco e Vassourinhas ditam o ritmo nas ladeiras; confira o roteiro completo para não perder o passo
Siga o Tribuna Online no Google
A terça-feira (17) de Carnaval em Olinda já começou a deixar saudades. Mas promete ser um teste de fôlego para os foliões. Além do Encontro dos Gigantes, que faz alusão aos "amores de Carnaval", o foco também se volta para o chão, onde as orquestras de frevo e as baterias de samba ditam o ritmo nas ladeiras históricas. O dia começa com o frevo no pé, Logo cedo, na Ladeira da Misericórdia, com o despertar do bloco A Corda, às 7h, que sai batendo de casa em casa acordando os foliões.
Para quem busca a batida forte dos tambores, o Largo do Bonfim e a Rua do Amparo serão os destinos principais. Às 9h, o D’BRECK e o Patusco iniciam seus desfiles, arrastando uma multidão que prefere a cadência das baterias. Já às 10h, o hino da Pitombeira dos Quatro Cantos ecoa pelo Largo do Amparo, num dos momentos mais emblemáticos e visuais da folia olindense, que festeja seus 79 anos. A Pitombeira já se apresentou neste domingo arrastando multidões.
Cor e Tradição
O fim de tarde reserva o contraste de cores que marca o Sítio Histórico. O vermelho e amarelo do Eu Acho é Pouco colore as ruas a partir das 17h, preparando o caminho para a elegância centenária do Vassourinhas de Olinda, que sai de sua sede às 18h com o som clássico dos seus metais.
A despedida da folia oficial emenda com a Quarta-feira de Cinzas (18). Para os resistentes, o Bacalhau do Batata mantém a tradição na Ladeira da Sé às 8h, enquanto o Boi da Macuca traz seu cortejo lúdico e místico para o Largo do Guadalupe às 17h, encerrando o ciclo carnavalesco com a poesia das ruas.
Roteiro da Folia nas Ladeiras:
Terça-feira (17)
07h: A Corda – Ladeira da Misericórdia
09h: Patusco – Casa do Patusco
09h: D’BRECK – Largo do Bonfim
10h: Pitombeira dos Quatro Cantos – Largo do Amparo
10h: Sambadeiras – Ladeira da Misericórdia
17h: Eu Acho é Pouco – (Local a definir)
18h: Vassourinhas de Olinda – Sede do bloco
Quarta-feira (18)
08h: Bacalhau do Batata – Ladeira da Sé
17h: Boi da Macuca – Largo do Guadalupe
Comentários