Efeito "Agente Secreto": Pitombeira projeta vender até 100 mil camisas no Carnaval
A demanda atropelou os planos: a troça vai produzir cerca de seis vezes mais do que o previsto
O amarelo retrô da Pitombeira dos Quatro Cantos, troça carnavalesca de Olinda, em Pernambuco, virou febre. Impulsionada pelo sucesso do filme O Agente Secreto, "a turma" olindense projeta vender até 100 mil camisas neste Carnaval.
O número atropela a expectativa inicial, que era de apenas 15 mil peças. Para dar conta do sucesso do longa, candidato à estatueta mais desejada do cinema, uma fábrica no Recife trabalha em ritmo de frevo: são 3 mil camisas produzidas por dia. (Veja matéria de Carlos Simões na TV Tribuna PE/Band abaixo)
O "puro suco" de Olinda no Oscar
A peça que Wagner Moura ostenta na tela é uma releitura de um modelo original dos anos 1970. Com quatro indicações ao Oscar e duas vitórias no Globo de Ouro, o longa de Kleber Mendonça Filho transformou o figurino em objeto de desejo internacional.
"Hoje a gente faz 3 mil camisas por dia para atender essa demanda que está todo mundo querendo", explica Helder Franco, diretor da empresa responsável pela confecção, a Malharia Atlântico. É cerca de 500% a mais do projetado inicialmente.
Lucro para as ladeiras
Na sede da Pitombeira, a camisa é vendida por R$ 60. O dinheiro não é só vaidade; é fôlego financeiro. O faturamento extra vai pagar os custos do desfile de 2026 e ainda garantir uma reserva para o próximo ano. Para a pedagoga Mônica Lacerda, o investimento vale a pena. "Além de a gente ter uma roupa que vai se divertir, a gente também está ajudando a troça", afirma.
Surpresas no desfile
A febre foi tanta que a diretoria mudou os planos. O tema do Carnaval 2026 agora homenageia diretamente o filme. O presidente da agremiação, Hermes Cristo Neto, faz mistério sobre o desfile, mas adianta que a "Velha Guarda" terá um destaque especial. "Vamos compor elementos do filme dentro do nosso desfile. O resto é surpresa", instiga.
Orgulho pernambucano Para quem desce e sobe ladeira, ver o amarelo da Pitombeira ganhar o mundo é questão de identidade. A enfermeira Poliana Holanda resume o sentimento de quem veste o algodão sagrado da agremiação de 1947: "É mostrar que a gente tem esse orgulho de ser pernambucano-raiz e representar isso para todo o mundo".
Dica:
O desfile Oficial da Pitombeira em 2026 é no dia 16 de fevereiro, saindo da sede na Rua 27 de Janeiro, às 10h. Mas acompanhe o perfil @turmadapitombeira. Não esqueça de checar datas e horários quando estiver mais próximo do evento.
O Agente Secreto é um suspense político de Kleber Mendonça Filho ambientado no Recife de 1977. Na trama, o professor Marcelo (Wagner Moura) foge de São Paulo para a capital pernambucana para escapar da perseguição da ditadura militar, mas acaba vigiado por vizinhos em um clima de paranoia. O longa é o representante do Brasil no Oscar 2026.
Afine o gogó e relembre o Hino da Pitombeira, composto por Alex Caldas em 1950
"Nós somos da Pitombeira
Não brincamos muito mal
Se a turma não saísse
Não havia Carnaval
Bate-bate com doce
Eu também quero
Eu também quero
Eu também quero
(Bis)
A turma da Pitombeira
Na cachaça é a maior
O doce é sem igual
Como ponche é o ideal
A turma da Pitombeira
Tem seis dedos em cada mão
E o P que tem na testa
Faz parte da confusão
Bate-bate com doce
Eu também quero
Eu também quero
Eu também quero
(Bis)"
Veja matéria de Carlos Simões no JT1, comandado por Artur Tigre
Comentários