Carnaval de Pernambuco registra alta de 49% na emissão de passagens internacionais
Crescimento supera a média nacional de 21% e é impulsionado por viajantes do Uruguai, Argentina e Portugal
O Carnaval de Pernambuco apresenta um crescimento de 49% na emissão de passagens aéreas internacionais para o ano de 2026, superando a média nacional de 21%. Segundo dados da Embratur, o fluxo é liderado por turistas do Uruguai (alta de 76%), Argentina (69%) e Portugal (11%). O desempenho é atribuído ao fortalecimento dos eventos culturais como ativos econômicos, conforme explica o presidente da Embratur, Marcelo Freixo: “O carnaval pernambucano é a combinação entre patrimônio histórico, música, diversidade cultural, gastronomia e hospitalidade e transforma o evento em um produto turístico altamente competitivo no exterior”.
Já a Prefeitura do Recife associa os números à promoção do destino e à infraestrutura local. Para o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Thiago Angelus, o aumento das emissões reflete a projeção da cidade: “É resultado de um trabalho contínuo de promoção do destino, de valorização da nossa cultura e de investimentos que fortalecem a experiência do visitante. O Recife mostra ao mundo que tem um carnaval autêntico, diverso e preparado para receber turistas de todas as partes”, destacou. A capital conta atualmente com 55 rotas aéreas, sendo 11 delas internacionais.
Para atender à demanda, o Aeroporto Internacional do Recife terá 150 voos extras entre os dias 12 e 22 de fevereiro. A malha aérea foi expandida recentemente com a inclusão de rotas diretas para Buenos Aires, operada pela JetSMART, e para a cidade do Porto, pela Azul. Com essas adições e a conexão sazonal com Assunção, o terminal se consolida como um dos principais hubs logísticos do Nordeste, facilitando o acesso de visitantes estrangeiros ao estado durante o período carnavalesco.
Comentários