Ação vai emitir documentos para comunidade autista
Instituto Integrarte Dimitri Andrade e SDS se uniram nessa ação social
Escute essa reportagem
Uma parceria entre o Instituto Integrarte Dimitri Andrade e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), vai proporciornar a emissão de documentos para pessoas neurodivergentes. A ação acontece no próximo sábado, das 8h às 12h, sede do Instituto, localizada na Avenida Desembargador Nestor Diógenes de Melo, na Zona Oeste do Recife.
“É a primeira vez que a Secretaria de Defesa Social do Estado faz uma ação específica para retirada de documentos de pessoas neurodivergentes. Estamos muito felizes com essa parceria e em poder contribuir com a comunidade autista, facilitando esse processo de emissão”, comentou a diretora do Instituto Integrarte Frínea Andrade.
Entre os documentos mais buscados para emissão estão o RG e CPF com identificação do autismo e a credencial de estacionamento preferencial.
Desde o mês de março deste ano, o Decreto 10.257/2020 tornou obrigatório que as Secretarias de Segurança Pública dos Estados emitam RG com símbolo do autismo e CID, caso a pessoa ou responsável deseje inserir a informação.
Já a credencial permite utilizar os espaços de estacionamento destinados às pessoas com deficiência. Integrantes do espectro autista passaram a ser considerados pessoas com deficiência para os efeitos legais no artigo 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.
O Instituto Integrarte Dimitri Andrade oferece apoio às pessoas com diagnóstico de autismo, ajudando a superar os limites atípicos através de atendimentos que vão além do consultório.
O Instituto tem duas unidades no Recife e outra em Palmares.
Comentários