X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Pernambuco

Ação vai emitir documentos para comunidade autista

Instituto Integrarte Dimitri Andrade e SDS se uniram nessa ação social


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ação vai emitir documentos para comunidade autista
|  Foto: Divulgação/Instituto Integrarte

Uma parceria entre o Instituto Integrarte Dimitri Andrade e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), vai proporciornar a emissão de documentos para pessoas neurodivergentes. A ação acontece no próximo sábado, das 8h às 12h, sede do Instituto, localizada na Avenida Desembargador Nestor Diógenes de Melo, na Zona Oeste do Recife. 

“É a primeira vez que a Secretaria de Defesa Social do Estado faz uma ação específica para retirada de documentos de pessoas neurodivergentes. Estamos muito felizes com essa parceria e em poder contribuir com a comunidade autista, facilitando esse processo de emissão”, comentou a diretora do Instituto Integrarte Frínea Andrade.

Entre os documentos mais buscados para emissão estão o RG e CPF com identificação do autismo e a credencial de estacionamento preferencial. 

Desde o mês de março deste ano, o Decreto 10.257/2020 tornou obrigatório que as Secretarias de Segurança Pública dos Estados emitam RG com símbolo do autismo e CID, caso a pessoa ou responsável deseje inserir a informação.

Já a credencial permite utilizar os espaços de estacionamento destinados às pessoas com deficiência. Integrantes do espectro autista passaram a ser considerados pessoas com deficiência para os efeitos legais no artigo 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

O Instituto Integrarte Dimitri Andrade oferece apoio às pessoas com diagnóstico de autismo, ajudando a superar os limites atípicos através de atendimentos que vão além do consultório. 

O Instituto tem duas unidades no Recife e outra em Palmares.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: