Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Pé esquerdo

| 07/04/2021, 08:26 08:26 h | Atualizado em 07/04/2021, 08:32

Diversos quadros da Polícia Federal se disseram decepcionados com Anderson Torres (Justiça) pela escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal.

O escolhido para o cargo, Paulo Gustavo Maiurino, está fora da PF desde 2009, ocupando funções em estados nesse período. Na opinião de servidores ouvidos pela coluna, a decisão de Torres causa preocupação pelo perfil político do novo diretor e é sinal de desprestígio com quem trabalha no dia a dia da instituição.

Calma lá
Quem conhece Maiurino bem, no entanto, vê de outra forma. Essas pessoas dizem que há pontos positivos em ele estar esse tempo todo fora da PF, podendo levar novos ares ao órgão e também promover outro grupo. Em 2019, Jair Bolsonaro disse à Folha que era preciso dar uma “arejada” na polícia.

Pessoal
O agora ex-diretor Rolando de Souza foi comunicado da sua saída pelo presidente da República em encontro fora da agenda na manhã de segunda-feira. Mais tarde, Torres confirmou que mudaria, mas sem dar muitas informações ao delegado. O anúncio pegou de surpresa inclusive a cúpula.

Caciques
Lideranças de PT e PSB, como Lula, os presidentes Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, o governador Renato Casagrande (ES), Márcio França e o deputado Paulo Teixeira (SP) tiveram um encontro virtual ontem.

Pauta
O tema foi a construção de frente em defesa da democracia e medidas para o enfrentamento da pandemia. O tema eleitoral também surgiu.

Aí sim
Lula disse que sua candidatura à presidência não é indiscutível, que a construção de uma aliança em 2022 passará pelo diálogo para além da esquerda e lembrou do empresário José Alencar, que foi seu vice. E assim agradou os representantes do PSB.

A casa...
“No dia que ele vier, vou estender o tapete vermelho e vou para a cozinha fazer o café”. É assim que Carlos Lupi, presidente do PDT, reage à possibilidade de contar com Marcelo Freixo (Psol-RJ) nos quadros de seu partido.

...é sua
As entrevistas em que o deputado disse que é necessária aproximação dos progressistas ao centro, incluindo Eduardo Paes, foi mal recebida entre as lideranças do Psol, que afirmam que Freixo deve estar querendo deixar o partido para falar algo tão distante do que eles defendem.

Ajuda
O governador de SP, João Doria (PSDB), solicitou ao embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, que interceda junto ao governo de seu país para tentar a liberação de 6.000 litros de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) para a produção de 10 milhões de vacinas pelo Butantan.

Restrição
Doria estava preocupado com notícias segundo as quais poderiam surgir dificuldades de fornecimento.

Tentativa
Wanming se comprometeu a falar com o governo chinês até o final do dia de hoje. O governo paulista espera que o embarque dos insumos aconteça até amanhã. Eles levam quase dois dias para chegar, e seriam usados para a entrega de parte das 54 milhões de doses ao governo federal.

No bolso
O Banco Central multou a Caixa em R$ 100 mil por irregularidades praticadas em 2013, no governo de Dilma Rousseff (PT).

Capivara
O banco público e 10 gestores à época foram acusados pelo BC pela manutenção de contas abertas com problemas na prestação de informações, por não comunicarem transações atípicas ao Coaf e pela falta de implementação de normas de prevenção à lavagem de dinheiro.

Outro lado
O banco foi punido só pela manutenção das contas com irregularidades nas informações prestadas. A Caixa diz que os fatos referem-se a gestões anteriores e que a atual respeita as regras do BC e criou superintendência nacional para prevenir casos de lavagem de dinheiro.

Precaução
A advogada Dora Cavalcanti, pré-candidata ao comando da seccional da OAB em São Paulo, defende a adoção da votação online nas eleições previstas para novembro. O grupo de apoiadores da criminalista pretende lançar um movimento para promover a possibilidade do voto a distância e cobrar apoio da OAB paulista.

Tiroteio
“Diante da escassez de vacinas, o critério de distribuição deveria ser o da necessidade, não o da riqueza.”
De Alessandro Molon (PSB-RJ), deputado, sobre o projeto votado na Câmara sobre a compra de vacinas pela iniciativa privada.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: