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Parabéns, Mamães!
Nutridicas

Parabéns, Mamães!

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
O Dia das Mães está chegando e que tal aproveitar que o dia é só dela e tirá-la da cozinha, fazer um almoço de Dia das Mães especial, e deixá-la se sentindo ainda mais querida? Não só por uma questão estética, mas afinal de contas não tem prova de amor maior do que cuidar da saúde daquela que tanto se dedica a nós, não é mesmo?

E vale lembrar, refeições em família têm as suas vantagens. É isso mesmo! Famílias que comem juntas em casa tendem a consumir menos fast food e mais frutas e vegetais. Preparar as refeições em casa favorece o controle sobre a qualidade e a quantidade de alimentos. Além disso, é uma ótima forma para as famílias relaxarem e se reunirem.

E para te ajudar a decidir o que fazer no domingo, a Nutri vai dar algumas dicas importantes. Fique atento e bom apetite!

1 - Saladas
Ao elaborar o cardápio, comece pela salada. Por serem ricas em fibras, elas causam saciedade e ajudam a evitar o exagero na refeição. Elas deverão variar entre:
Folhas: alface, escarola, almeirão, rúcula, agrião, etc.
Legumes crus: cenoura, nabo, beterraba, rabanete, tomate, etc.
Legumes cozidos: beterraba, batata, cenoura, etc.
Complementos: castanhas, frutas, sementes etc.
E atenção! Para deixar a salada ainda mais gostosa, o molho vem para acompanhar. No entanto, para cortar calorias, as melhores opções são as que dispensam maionese e creme de leite.
Para deixar a preparação leve utilize ingredientes como iogurte natural, ervas, vinagre, aceto balsâmico, azeite de oliva, além de outros itens, que darão o toque marcante ao sabor.

2 - Prato principal
Deverá ser composto por alguma proteína: carne, frango, peixe ou ovo. O segredo é dar a preferência à carne magra.
Na hora da compra, você também deve pedir para que se retire a gordura aparente da peça e optar pelas preparações assadas, grelhadas ou refogadas para não aumentar o teor de gordura e o valor calórico da receita.

3 - Prato base
Deverá ser composto por algum carboidrato e/ou leguminosa: arroz, feijão, lentilha, cevadinha, quinua, grão de bico, mandioquinha, batata, batata doce etc.

4 - Para a sobremesa
As frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre são as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o nosso corpo.

Pensando nos doces, o ideal é preparar uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de manter a saúde.

Espero que vocês arrasem. E a você que conhece os meus sonhos. A você que ouve as minhas esperanças. A você que sente os meus problemas. Agradeço a Deus por ter você como mãe. Você é única, amo você. Feliz Dia das Mães para você, minha mãe e para todas as mamães leitoras de Nutri Dicas.


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