A queda de popularidade de Jair Bolsonaro captada pelo Datafolha ontem foi uma lufada de ânimo para partidos e movimentos de oposição que têm se mobilizado pelo impeachment. O acúmulo da crise em Manaus, o imbróglio na vacinação e o fim do auxílio jogaram Bolsonaro nas cordas, avaliam, e agora é o momento de ampliar alianças e intensificar ações para derrubá-lo. Do outro lado, auxiliares do Presidente tentam emplacar o discurso de que a pesquisa não foi ruim.
Fogos
“Essa ação criminosa de Bolsonaro vai cobrar o preço do Congresso na abertura do impeachment”, diz Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT. “Agora é só ladeira abaixo”, diz Alessandro Molon (RJ), líder do PSB na Câmara.
Números
A pesquisa, no entanto, mostra que 53% dos entrevistados disseram que a Câmara não deveria abrir processo de impeachment. A oposição comemora porque vê na queda de popularidade o primeiro passo para aumentar tal vontade na população.
Gogó
Governistas tentam sustentar o discurso de que a pesquisa foi boa porque o aumento de rejeição não foi tão grande, diante do fato de, segundo eles, estarem no pior momento do governo. Eles falam em “apenas” 6%.
Rua
Dirigentes do MST apontam diferença da situação de agora com 2020, quando movimentos pela democracia surgiram. Ali, os grupos não apoiavam a destituição. Hoje mudou, creem, indicando as posições de Luciano Huck e Carlos Ayres Britto como sintomáticas de possível frente ampla.
Ufa
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, enviou mensagem parabenizando o embaixador do Brasil na Índia, André Corrêa do Lago, e toda a equipe em Nova Déli pela liberação da exportação de 2 milhões de vacinas Oxford/AstraZeneca.
Capitão
Araújo disse que a atuação de Corrêa do Lago foi decisiva para a resolução de um tema de “imenso interesse nacional”.
Amigos
Em reunião com centrais sindicais brasileiras, na quinta, a Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU) se comprometeu a colaborar na liberação de insumos para o Brasil. “As palavras de alguns ignorantes políticos não vão comprometer as relações amistosas entre a China e Brasil”, disse An Jianhua, membro da direção executiva da ACFTU.
Agenda
Arthur Lira (PP-AL) tem um encontro marcado na segunda-feira com o presidente do DEM, ACM Neto. Publicamente, a legenda diz apoiar o concorrente Baleia Rossi (MDB-SP). O partido, porém, está rachado. Aliados do líder do Centrão calculam que podem conseguir até 20 votos na sigla.
Fiel da balança
Pessoas próximas de Lira dizem ver a Bahia como estado decisivo para a eleição da Câmara. O candidato que ganhar lá, segundo essa tese, leva o pleito.
Fala
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) encaminhou um ofício a Rodrigo Maia (DEM-RJ) solicitando a realização de um debate “plural e democrático”, organizado pela Mesa Diretora, entre os candidatos que estão na disputa da Presidência da Câmara.
Dedinho
O ex-presidente Michel Temer (MDB) tem falado para amigos próximos que acredita que é uma boa hora de João Doria (PSDB-SP) e Bolsonaro promoverem um encontro. Nas conversas, segundo relato, disse achar que os dois devem deixar as disputas para 2022.
Timing
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contratou por R$ 34 mil a aquisição de uma peça de decoração em pedra ágata azul no formato de mapa do Brasil e embalagem em caixa rígida. A compra do objeto decorativo foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.
Visualização
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou edital para recrutar 150 servidores voluntários para fortalecer sua comunicação. Segundo o órgão, o trabalho poderá ser realizado em paralelo às atividades que já exercem.
Likes
Atualmente, a PRF possui cerca de 230 mil seguidores no Twitter e 794 mil no Instagram. Já a Polícia Federal, por exemplo, é seguida por mais de 2 milhões de internautas no Twitter e 1 milhão de pessoas no Instagram.
Tiroteio
“Bolsonaro não tem nenhum plano para a recuperação, só desculpas e delírios de conspiração. Sabotou as vacinas, sabotou o País.”De Alê Santos, escritor e ativista, sobre a condução da pandemia pelo Presidente, que voltou a questionar a eficácia das vacinas.
Eduardo Leite (PSDB-RS) subiu o tom ontem contra Jair Bolsonaro como ainda não havia feito antes. Ele convocou entrevista para rebater dados do governo federal sobre repasses a estados. …
A perda bilionária e o vexame causado pela intervenção de Jair Bolsonaro no comando da Petrobras aumentou o debate entre auxiliares do presidente sobre a imagem dos militares. Para uma ala do …
Governos de vários estados anunciaram medidas que, nos bastidores, as próprias gestões avaliam ser insuficientes para conter o avanço da Covid-19. Eles se veem sem força e apoio social para bancar …
De saída do comando da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, o empresário Fabio Wajngarten é investigado pela Polícia Federal no inquérito sobre financiamento e …
A maior apreensão de madeira supostamente extraída de forma ilegal virou motivo de atrito entre a Polícia Federal e o Exército. A briga, revelada pelo Painel, foi parar no Palácio do Planalto. O …
Na expectativa de receber 78 mil doses de vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde, ontem, o governo do Amazonas viu chegar apenas 2.000. O estado vive crise na pandemia desde o começo …
Promotores que investigam o esquema de rachadinha de Flávio Bolsonaro classificaram como perdido o caso após a decisão de ontem do Superior Tribunal de Justiça. Para eles, trata-se de uma decisão com …
A relação feita por Jair Bolsonaro entre o preço dos combustíveis e as fraudes não coibidas em postos de gasolina não bate com tese defendida pela Polícia Federal. O Presidente citou a presença …
Levantamento da gestão Bruno Covas (PSDB) mostra que 137 mil famílias na cidade de SP já passaram por todo o processo de cadastramento para receber o Bolsa Família, mas até hoje não foram contemplada…
Apresentado a representantes da Frente Nacional de Prefeitos na sexta-feira, um diagrama do Ministério da Saúde com a quantidade de vacinas contra a Covid-19 tem apenas 49,04% das doses listadas …